13.4 C
Toledo
segunda-feira, 22 de junho de 2026

Ecoponto Itinerante no Jardim Europa/América começa a todo vapor

Ação de combate ao Aedes aegypti segue até quinta (21); até lá, população do bairro deve colocar objetos que servem de criadouro para o mosquito em frente de casa

Começou a todo o vapor a terceira e última edição do Ecoponto Itinerante deste ano. Desde as primeiras horas da manhã desta segunda-feira (18) equipes estão percorrendo as ruas do Jardim Europa/América com dois objetivos distintos: recolher objetos que podem servir de criadouro para o Aedes aegypti – mosquito que transmite dengue, febre chikungunya e zika vírus – na frente das casas e, onde não havia objetos, fazer abordagens a respeito da ação, lembrando os moradores de que o prazo para eliminar estes materiais segue até quinta-feira (21).

O Ecoponto Itinerante é coordenado pela Secretaria de Saúde, por meio do Setor de Controle e Combate às Endemias, e conta com o apoio das secretarias do Meio Ambiente e de Infraestrutura Rural e Urbana e de Serviços Públicos. Demais órgãos públicos, empresas e entidades que compõem a Comissão de Mobilização do Comitê Municipal Intersetorial de Combate à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus de Toledo também foram convidados a participar da ação. 

- PUBLICIDADE -

Ao contrário de edições anteriores, desta vez não haverá uma base que centralizará as operações, com os moradores podendo colocar os objetos que podem acumular água (materiais recicláveis e volumosos) que deseja descartar em frente de suas residências – galhos de árvore e entulhos não serão levados. Em quatro dias de trabalho, as equipes, compostas por agentes de combate a endemias (ACEs), percorrerão 127 quarteirões, onde existem 3.890 imóveis. “Apesar do calor intenso que tem feito, nossa equipe veio disposta a fazer um trabalho completo, atingindo o maior número de residências e comércios. Deixamos semana passada os bilhetes para avisar sobre a ação e vimos que a população entendeu e na maioria das casas já há o material que os moradores querem eliminar. Onde ainda não há, estamos reforçando o recado e nos casos de pessoas com mobilidade reduzida ou idosos, os ACEs estão ajudando-as a fazer este trabalho”, explica a supervisora de uma das equipes do Ecoponto Itinerante, Rosilene Santiago Duarte.

Serão contemplados os moradores que moram no perímetro formado pela Avenida Maripá e pelas ruas Balduíno Feliceti, Augusto Negri, Dionisio Veronese, Ricardo Macari, Alfredo Schneider, Pedro Álvares Cabral, Ari Barroso e General Canabarro (incluindo aí segmentos sem saída de ruas transversais a esta via). “A escolha por esta região não foi à toa. Do início do atual ano epidemiológico, em agosto, até o momento, 16 dos 33 casos de dengue confirmados em Toledo foram de moradores do Europa e do América. Mais da metade deles tiveram seu quadro confirmado na semana passada. Portanto, o momento de fazer algo para impedir uma piora deste quadro é agora e contamos com a colaboração de todos para que o nosso município tenha o menor número possível de casos desta doença”, destaca Rosilene.

PUBLICIDADE