
A fuga de dois presos da Penitenciária Federal de Mossoró, localizada no interior do Rio Grande do Norte, representa a primeira registrada na história do sistema penitenciário federal, onde também estão membros do alto escalão de facções como Comando Vermelho e Primeiro Comando da Capital. Atualmente, são cinco presídios deste tipo no Brasil. A primeira unidade, em Catanduvas, no Oeste do Paraná, foi inaugurada em junho de 2006.
A Secretaria de Estado da Segurança da Segurança Pública e da Defesa Social foi notificada e auxilia nas buscas pelos fugitivos, inclusive com o uso de helicópteros.
Os dois presos que escaparam foram identificados como Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça, ambos naturais do Acre.
A fuga aconteceu durante o banho de sol, por meio de uma abertura no teto da cela.
De acordo com a Secretaria Nacional de Políticas Penais, o secretário André Garcia vai investigar os fatos e apurar as responsabilidades do ocorrido.
“A Polícia Federal foi acionada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e está tomando todas as providências necessárias para a recaptura dos foragidos e a apuração das circunstâncias da fuga”, acrescentou a pasta.