
O segundo boletim de balneabilidade da temporada de verão 2024/2025, divulgado pelo Instituto Água e Terra, revelou que o índice de água própria para banho passou de 92% para 71%.
Atualmente, segundo o levantamento, 47 dos 66 pontos analisados estão com bandeira azul.
Ou seja, há 19 pontos impróprios para banho. Segundo o IAT, as chuvas de dezembro tiveram impacto direto na qualidade do mar e das prainhas de água doce do Paraná.
Na faixa litorânea são 15 os pontos impróprios.
Na Ilha do Mel, em Paranaguá, em duas localidades da praia de Encantadas, em frente ao módulo policial e à direita do trapiche.
Nos balneários Shangri-lá, Olho D’Água e Ipanema, em Pontal do Paraná; Ipacaray, Solymar, Flórida, Riviera e Flamingo, em Matinhos; e na Ponta da Pita, em Antonina.
Os demais pontos com bandeira vermelha estão concentrados na foz dos rios que cortam a região, locais de drenagem das áreas urbanas que nunca são indicados para banhos ou práticas esportivas, como a foz do canal Caiobá, em Matinhos, e a foz do Rio Olho D’Água, em Pontal do Paraná.
Nas costas Oeste e Norte, 13 áreas estão com bandeira azul para banho e recreação, nos municípios de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Itaipulândia, Missal, Santa Helena, Marechal Cândido Rondon e Primeiro de Maio.
A exceção são as prainhas de São Miguel do Iguaçu e de Entre Rios do Oeste, que foram considerados impróprias pelo IAT.