
Na noite de quarta-feira (05), o Hospital Bom Jesus (Hoesp) de Toledo acompanhou mais uma captação de órgãos para transplante. Fígado e rins foram retirados de um paciente, vítima de um grave acidente de trânsito. O fígado foi transportado para Maringá, enquanto os rins foram destinados a receptores compatíveis.
A doação foi autorizada pela família após a confirmação da morte encefálica do paciente. A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) da Hoesp prestou suporte à família nesse momento difícil. O coordenador da CIHDOTT, Itamar Weiwanko, ressaltou a importância do gesto: “A fila de espera por um transplante tem aumentado consideravelmente hoje no Estado. São mais de 4 mil pessoas esperando por um órgão. O gesto é muito importante, e oportuniza salvar muitas vidas”.
Os órgãos foram transportados pelo avião da Casa Militar do Paraná, que pousou no Aeroporto Municipal de Toledo – Luiz Dalcanale Filho. Após a captação, o avião decolou em direção a Maringá, onde o fígado foi destinado para transplante.