Gestores de ambientes de inovação do Oeste do Paraná fazem encontro em Toledo

Representantes de diversas cidades participaram do encontro promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)

Toledo recebeu o segundo encontro da Rede de Ambientes de Inovação do Oeste do Paraná 2025, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O evento aconteceu no Nexo Espaço de negócios e coworking na última quinta-feira (12), com participação da Prefeitura de Toledo por meio da Fundação para o Desenvolvimento Sustentável, Científico e Tecnológico (Funtec).

Com o tema, “Ambientes de Inovação e Indicadores de Desempenho”, o encontro teve como objetivo promover uma articulação entre os diferentes espaços de inovação em uma rede, de modo a promover ações de maneira coletiva, economizando recursos. 

A diretora de Ciência e Tecnologia, Larissa Heiss, representou a Funtec no encontro e apresentou as principais atividades da Fundação em Toledo. “Nós entendemos que a participação da Funtec neste programa é importante para integrar ao ecossistema de inovação, buscando parcerias e boas práticas juntos aos ambientes da região oeste do Paraná”, destacou Larissa.

Gabriel de Lalo Caús, consultor credenciado do Sebrae Paraná, explicou que o evento integra uma trilha de capacitação voltada aos gestores de ambientes de inovação da região Oeste. Segundo ele, a proposta é fortalecer uma rede colaborativa entre pré-incubadoras, incubadoras, aceleradoras, hubs e parques tecnológicos. “O objetivo principal é capacitar os ambientes para que eles consigam proporcionar o melhor que existe para as empresas incubadas”, afirmou, destacando que a ação conjunta impulsiona a economia e o desenvolvimento territorial.

Tiago Rockembach, gestor do Nexo Coworking e presidente do Conselho Municipal do Desenvolvimento Econômico de Toledo (Comdet), destacou que o encontro de ambientes de inovação tem como foco promover alinhamento e integração entre os atores do ecossistema da região Oeste do Paraná. Segundo ele, mais do que levantar uma bandeira, inovar é criar conexões e sintonia entre os propósitos. “Esses eventos proporcionam um alinhamento estrutural e estratégico dos ambientes, fundamentais para o desenvolvimento das empresas e da inovação local”, afirmou.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.