Recebimento de volumosos no Aterro Sanitário Municipal está suspenso
Determinação do Instituto Água e Terra (IAT) seguirá enquanto órgão ambiental não autorizar a Prefeitura de Toledo a armazenar este tipo de resíduo em outra área
O Aterro Sanitário Municipal de Toledo, localizado na saída para Ouro Verde do Oeste, deixou de receber temporariamente resíduos volumosos (como móveis e eletrodomésticos descartados) após determinação do Instituto Água e Terra (IAT), vinculado ao Governo do Estado. A decisão foi tomada em razão do incêndio registrado no espaço de armazenamento desse tipo de material no último fim de semana.
Até que seja definida uma área destinada para esta finalidade, a suspensão permanece em vigor. A Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), propôs três alternativas de local para substituir o atual ponto de descarte. As opções encontram-se em análise pelo órgão ambiental.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente orienta os moradores a manter temporariamente em casa os resíduos volumosos que seriam destinados ao aterro. “Pedimos um pouco de paciência e compreensão à população. Tão logo toda esta situação esteja resolvida, o serviço voltará a funcionar a todo vapor”, assegura a diretora do Departamento de Licenciamento Ambiental Municipal da SMMA, Liliane Dória Wychocki Rodrigues. “Por não ter um local mais amplo para receber este tipo de material, o ecoponto no Santa Clara IV também ficará temporariamente inativo”, esclarece.
A SMMA destaca que a coleta seletiva de recicláveis segue normalmente, assim como a fiscalização contra descartes irregulares. Casos de despejo ilegal devem ser denunciados à Guarda Municipal pelo telefone 153 ou à Ouvidoria Municipal pelo número 156.
Os primeiros dias do 12º Jogos Abertos de Toledo (Jatoo) reuniram atletas em disputas acirradas em diversas modalidades. No duathlon, realizado no Parque do...