Golpe do ‘repasse de motos’ preocupa vendedores e compradores em Toledo

Um novo golpe envolvendo a compra e venda de motocicletas tem preocupado moradores de Toledo. Nos últimos meses, ao menos três casos foram registrados, em que criminosos se passaram por intermediários e tentaram enganar tanto vendedores quanto compradores, causando prejuízos.

Segundo uma das vítimas, a prática mais comum acontece quando o golpista se apresenta como alguém que trabalha com compra e revenda de veículos. Ele afirma ter um cliente interessado na moto anunciada e promete pagar o valor integral ao proprietário. Na verdade, o falso intermediário cobra do comprador uma entrada em dinheiro, mas não repassa nada ao dono da moto.

Em um dos casos, a negociação chegou a avançar até um despachante da cidade. No local, o vendedor descobriu que o comprador havia sido induzido a acreditar que a moto já estava vendida e que faltava apenas a transferência, mediante o pagamento de R$ 7 mil ao intermediário. Se o negócio tivesse sido concluído, o comprador perderia o dinheiro e o proprietário ficaria sem a motocicleta.

Outro episódio, relatado recentemente, envolveu uma moradora que quase caiu no golpe ao tentar comprar uma moto. O mesmo esquema foi usado: o falso intermediário dizia que já tinha fechado acordo com a vendedora, tentando convencer a compradora a pagar sem que o veículo fosse entregue.

Uma das vítimas confirmou que, neste ano, uma pessoa chegou a perder R$ 8 mil no golpe.

Para não cair nesse tipo de golpe, trate sempre direto com quem está comprando ou vendendo. Evite intermediários, desconfie de preços muito baixos e só faça a transferência depois de ter o pagamento confirmado.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.