
Em uma ação integrada realizada , ontem , forças de Segurança Pública efetuaram uma significativa apreensão de entorpecentes no município de Nova Santa Rosa.
A operação ocorreu por volta das 13h30, no contexto da Operação Protetor, e contou com a participação da Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Fronteira e do Pelotão de Operações com Cães, além de equipes da Polícia Federal de Guaíra, através do NEPOM, e da Patrulha Rural do 19º BPM.
A ação teve início após o monitoramento de veículos que saíram da região de Pato Bragado com destino a Nova Santa Rosa.
As equipes receberam informações que as levaram a uma chácara situada na linha Gavião, zona rural do município, onde foi observada uma movimentação suspeita.
No local, várias pessoas foram vistas carregando volumes em uma caminhonete Toyota Hilux branca e em um Fiat Mobi prata.
Ao perceberem a aproximação policial, alguns indivíduos tentaram fugir.
Dois deles embarcaram no Fiat Mobi e deixaram a propriedade, desobedecendo a ordem de parada das autoridades.
Dada a situação, a equipe priorizou a abordagem dos veículos que permaneceram na propriedade, onde foi constatada uma intensa movimentação de pessoas transferindo volumes entre diversos automóveis, incluindo uma Hilux , uma S10 , uma picape Fiat Strada , um Ônix e um Ford Fiesta .
Durante a operação, a Hilux foi encontrada carregada com fardos de maconha, camuflados em um armazém com feno, além de portar um radiotransmissor.
O Ônix também estava carregado com maconha.
Em buscas no imóvel, as equipes localizaram drogas escondidas em diversos locais, como fardos de feno, sótão de barracão, câmaras pneumáticas, sacos de ração, barricas de PVC e cômodos da casa.
Foram encontrados ainda oito quilos de haxixe, um revólver calibre 38 da marca Rossi com munições intactas, uma espingarda Winchester calibre 44, celulares, documentos pessoais, fitas para embalagem, balança de precisão e R$ 7.600,00 em espécie.
A Hilux utilizada na ação criminosa estava com placas adulteradas e havia sido furtada em abril deste ano, no Rio Grande do Sul.
Um homem foi detido no local, após apresentar informações contraditórias sobre seu paradeiro, e recebeu voz de prisão.
Ele, juntamente com os veículos, entorpecentes e demais objetos apreendidos, foi encaminhado à Delegacia de Polícia Federal de Guaíra.
Além dos ilícitos, foram encontrados animais silvestres em gaiolas e galos utilizados em rinhas.
Ao todo, a apreensão somou 1.585 quilos de maconha e oito quilos de haxixe.
(CGN)