TÊNIS DE MESACom ouro e prata, atleta de Toledo faz história no Panamericano

A seleção brasileira de tênis de mesa encerrou nesta quinta-feira, 11, na Guatemala, a sua participação no Campeonato Panamericano da categoria sub-13 e mais uma vez, um atleta formado nas categorias de base de Toledo, ganhou posição de destaque.

Gustavo Avelar, de apenas 13 anos, que já havia garantido o título sul-americano, desta vez ignorou várias promessas de Estados Unidos e Canadá, que naturalizam para jogar, atletas chineses e indianos, que são países que dominam o tênis mundial, e conquistou dois feitos históricos para Toledo e para o país.

Quando entrou no ginásio para enfrentar os primeiros adversários, Avelar ignorou o peso da estreia e a pressão estrangeira na América Central e ajudou o Brasil a conquistar a medalha de prata na competição por equipes e depois garantiu o ouro na dupla masculina, na parceria com Arthur Jacob, ao derrotar em 3/0 os equatorianos Boris Villavicencio e Jusue Perez.

Além de evidenciar a condição de referência da modalidade no país, segundo o técnico Emerson Aparecido Jeronimo, o resultado teve dupla importância. “Com essa conquista, foi possível medir a verdadeira dimensão e a seriedade do trabalho que é desenvolvido no tênis de mesa local. E dessa maneira, temos a satisfação de colher resultados expressivos a nível regional, estadual, nacional e até internacional, exclusivamente com atletas formados dentro do nosso projeto”, afirmou o treinador que também vê os resultados como incentivo aos demais atletas da equipe.

Com as duas medalhas conquistadas no Pan, Avelar teria garantido uma vaga na seleção que disputará o Mundial deste ano, no entanto, a categoria não estará em disputa.

PROJETO
Assim como vários potenciais atletas, Gustavo Avelar faz parte do Projeto de Tênis de Mesa de Toledo, desenvolvido em parceria pelas Secretarias de Esportes e Lazer e Educação do município. Além da Prefeitura, o projeto também conta com apoio do Yara Country Clube, Orca Contabilidade, Federação de Tênis de Mesa do Paraná e Confederação Brasileira de Tênis de Mesa.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.