
“Todos têm compromisso com o futuro e investir em educação que forme cidadãos ainda melhores e mais preparados deve ser missão de líderes e instituições realmente comprometidas com a região”. A frase é do prefeito de Toledo, Mario Costenaro, durante o encerramento do 2° Fórum Econômico e Político do Oeste do Paraná, realizado na sede da Acic, em Cascavel, na última sexta-feira (26).
O evento, organizado pela Caciopar, Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), Acic e Sebrae com apoio da Amop, Acamop e Governo do Paraná, reuniu aproximadamente 300 pessoas e trouxe dois cases nacionais – de Sobral (CE) e Assaí (PR) – que se transformaram em referência de qualidade de educação de base para o País.
“O que eu ouvi hoje aqui foram duas visões diferentes, inclusive em muitos pontos de dois grandes educadores e dois grandes visionários do desenvolvimento local o qual a educação está inserida”, comentou o prefeito de Toledo.
Mudança necessária – Ainda na visão de Costenaro, em 2025 todos estão procurando respostas antigas para problemas diferentes, em contextos diferentes. “Não dá para se conformar com o que está sendo feito apenas. Isso serve de base para a gente ir à frente. E como a gente vai à frente através de algo que a gente está praticando aqui que se chama governança”.
Para o prefeito de Toledo, essa governança se constrói na integração do público com o privado, com as instituições organizadas, um terceiro setor, “com todos aqueles atores que permeiam nossa sociedade diferenciada do Estado do Paraná, uma grande possibilidade de a gente realmente construir um desenvolvimento sustentável”.
Costenaro ainda ressaltou que, a partir deste Fórum, é possível construir uma educação nova, um sistema novo, um desenvolvimento diferenciado para os municípios. “Daqui, é a partir daqui, dessa região que nós podemos transformar este nosso estado, este nosso país no lugar melhor. Esta é a verdadeira essência do desenvolvimento local”.
Ex-presidente da Caciopar e do POD, Mario Costenaro, afirmou que o evento permitiu uma reflexão profunda sobre a educação e a realidade do Oeste do Paraná.
Diretores de entidades e líderes presentes ao encontro assinaram, no fim do Fórum, a Carta de Intenções pela Educação como ferramenta de desenvolvimento do Oeste do Paraná. Costenaro assinou o termo ao lado da secretária de Educação, Janice Salvador.
