
A Prefeitura de Toledo marcou o Dia Nacional da Microempresa, celebrado no último domingo (5), com a reinauguração da Sala do Empreendedor, em cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira (6), no hall do Paço Municipal Alcides Donin. A revitalização do espaço – realizada sem custos para a administração pública, por meio de parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PR) – simboliza o início de um novo ciclo de serviços e parcerias voltadas ao desenvolvimento do ambiente de negócios local.
O evento, conduzido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Deseco), reuniu autoridades municipais e representantes de entidades parceiras em um ato simbólico que reforçou o compromisso do município com o fortalecimento dos pequenos negócios. Entre elas, compuseram a frente de honra o prefeito Mário Costenaro; o vice-prefeito Lucio De Marchi; os vereadores Gabriel Baierle, presidente da Câmara Municipal, e Chumbinho Silva, líder do Governo; o gerente regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PR), Augusto Stein; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Toledo (Acit), Cristiano Dall’Oglio Rocha; e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Thiago D’Arisbo.
Novidades – Durante o ato, o Sebrae anunciou três novos serviços disponíveis na Sala, voltados especialmente aos microempreendedores individuais (MEIs): consultorias nas áreas de Marketing e Finanças, capacitação continuada e trilhas de Desenvolvimento e Crescimento. As iniciativas, que têm como meta aprimorar a gestão e impulsionar o crescimento sustentável dos pequenos negócios, também buscam aproximar ainda mais o poder público dos empreendedores locais, com foco na desburocratização, orientação e acesso a serviços especializados.
Estas novidades se somam a outras, como a incorporação do setor de alvarás, ocorrida em fevereiro de 2024, ampliando o alcance para empresas de todos os portes. Nesse período, já foram ativadas 3.409 empresas e cadastrados 150 trabalhadores autônomos.
Outros números reforçam a importância da Sala do Empreendedor: conforme o Sebrae, micro e pequenas empresas representam 99% dos negócios formais do Brasil, respondem por cerca de 30% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e são responsáveis por mais de 55% dos empregos formais. No Paraná, equivalem a 93% dos cadastros nacionais de pessoas jurídicas (CNPJ) ativos — cenário refletido em Toledo, onde os microempreendedores individuais e as microempresas são maioria entre os novos registros e encontram na Sala do Empreendedor o principal canal de apoio e orientação.
Reconhecimento – Criada em 2012, a Sala do Empreendedor soma 92.027 atendimentos e se consolida como uma das principais referências regionais em políticas públicas de incentivo à micro e pequena empresa. Quem acompanhou tudo isso de perto foi a servidora Fernanda de Oliveira Moreira, que atua no espaço desde o primeiro dia de funcionamento.
Em reconhecimento à excelência deste trabalho, que faz a unidade de Toledo ser vista como referência estadual e nacional, ela recebeu das mãos do prefeito um elogio funcional que será incorporado à sua ficha funcional junto à Secretaria de Recursos Humanos. Após a homenagem, houve os pronunciamentos das autoridades, que foram seguidas por um momento no qual, para marcar a entrega simbólica da novo layout da Sala do Empreendedor, os presentes foram convidados a visitar as novas instalações do espaço.
Pronunciamentos – Para o prefeito, essa reinauguração da Sala do Empreendedor simboliza um passo importante na consolidação de um ambiente mais competitivo e acolhedor aos pequenos negócios. “A nova Sala do Empreendedor sacramenta e exemplifica uma grande parceria com o Sebrae”, comentou Mario. “É um espaço que marca o fortalecimento de um grande instrumento para realmente contribuir para fatores de competitividade para os nossos pequenos empresários”, avaliou.
O vice-prefeito ressaltou o simbolismo do momento, relembrando a criação da Sala do Empreendedor em 2012 – quando era vice do prefeito José Carlos Schiavinato (in memoriam) – e enaltecendo sua transformação ao longo dos anos. “É um motivo de muito orgulho estar presente a este ato, pois aqui se transformam vidas, aqui nascem empresários”, destaca Lucio. “É um espaço que também representa a aproximação do poder público com quem tem vontade de transformar, de criar, gerar emprego e renda”, acrescenta.
Segundo o gerente regional do Sebrae/PR, a reinauguração da Sala do Empreendedor simboliza um recomeço para uma parceria histórica entre a instituição e o município. “Estamos ao lado da Sala do Empreendedor há vários anos e nós sabemos que, de tempos em tempos, alguns processos precisam ser renovados”, observa Augusto. “É um novo ciclo, um novo momento em que renovamos nossa crença em atender a quem mais precisa dos nossos serviços”, destaca.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo destacou que a reinauguração da Sala do Empreendedor simboliza a renovação de uma parceria estratégica que visa a valorização dos pequenos negócios locais. “O Sebrae, grande parceiro da Sala do Empreendedor, propiciou essa oportunidade de celebrar o Dia da Microempresa repaginando o nosso ambiente”, comenta Thiago. “Nosso objetivo, com essa revitalização, é oferecer um espaço em que o microempreendedor se sinta confortável e encontre as soluções para empreender em um dos municípios mais desenvolvidos do país”, salienta.
Segundo o presidente da Acit, são fundamentais as ações voltadas às microempresas. “Primordiais para o nosso desenvolvimento, os microempresários são o público que mais demandam políticas públicas para se desenvolverem, e a Prefeitura de Toledo e o Sebrae, com essa revitalização, demonstram um trabalho voltado ao fortalecimento dessa categoria”, analisa Cristiano. “Nossa entidade apoia esse trabalho, que contribui tanto para a formalização dos negócios quanto para o incremento da arrecadação do nosso município”, constata.
O presidente da Câmara Municipal destacou o papel da Sala do Empreendedor como espaço de incentivo e suporte aos pequenos negócios locais. “Quero, em nome da Câmara Municipal, parabenizar os servidores e os parceiros da Sala do Empreendedor, que, com essa reformulação, dará mais condições de apoio e conforto aos MEIs”, cumprimenta Gabriel. “Desejando que esse novo espaço propulsione ainda mais os empreendedores do nosso município. Do que depender da Câmara, estamos sempre à disposição”, assegura.
O líder do governo no Legislativo ressaltou a relevância da Sala do Empreendedor a partir de sua própria vivência familiar e destacou o papel do Legislativo no incentivo aos pequenos negócios. “Minha esposa e meus sobrinhos são MEIs e, pela experiência deles, vemos como é fundamental a Sala do Empreendedor”, relata Chumbinho. “Pela importância que estes negócios têm para a economia local, temos procurado, legislatura após legislatura, contribuir com dispositivos legais que favoreçam os microempreendedores, especialmente nas compras feitas pela administração municipal direta e indireta”, pontua.