
O Auditório Acary Oliveira foi palco de uma capacitação da Secretaria da Saúde, voltada a servidores dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e do Ambulatório de Saúde Mental. O encontro foi realizado nesta sexta-feira (10) no período da manhã e da tarde, e teve o objetivo de qualificar e dar suporte às equipes que cuidam da saúde mental da comunidade, além de celebrar o Dia Mundial da Saúde Mental.
Durante o evento foram realizadas duas palestras, uma na parte da manhã, com o psicólogo e professor Ronaldo Adriano Alves dos Santos, que abordou sobre o atendimento à saúde mental de pessoas LGBTQIAPN+ e também comentou sobre gêneros e sexualidade. Na parte da tarde o assunto principal foi a reforma psiquiátrica e o manejo dos pacientes em Centros de Atenção Psicossocial, que foi abordado pela professora Ana Carolina Becker Nisiide.
De acordo com a diretora da Rede de Atenção à Saúde Mental, Janaina Mery Gomes Formighieri, essa capacitação é uma forma de qualificar os serviços e melhorar o atendimento à população. “Foi uma demanda que os próprios servidores trouxeram. Todo esse empenho em se qualificar e procurar melhorar, a fim de estar mais preparado para atender a população é algo especial e muito importante. Por conta disso, estamos organizando essa e pretendemos realizar mais quatro encontros, que abordarão diversos temas, como os limites éticos diante de demandas judiciais, a saúde mental da criança e adolescente, entre outros”, comentou.
Janaina conclui: “Queremos cuidar do cuidador. Neste Dia Mundial da Saúde Mental, além de valorizarmos a vida, damos também um passo importante para fortalecer a rede de cuidado no município”, frisou.