Outubro Rosa no Santa Clara IV é marcado por atividade na unidade de saúde

Equipe da UBS coordenou, na tarde desta quarta (15), palestras sobre prevenção aos cânceres de mama e de colo do útero, ações recreativas e sorteio de brindes

A tarde desta quarta-feira (15) foi de informação, movimento e cuidado na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Santa Clara IV. Em alusão ao Outubro Rosa (campanha mundial dedicada à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama), a equipe da unidade organizou uma série de atividades que uniram conscientização e bem-estar.

O público que compareceu à tenda montada no estacionamento da UBS pôde participar de palestras educativas, receber orientações sobre saúde em geral e ainda concorrer a brindes que foram sorteados no decorrer do evento. Enquanto os adultos ouviam atentamente as falas dos profissionais, as crianças se divertiam na cama elástica instalada no local.

Entre os destaques da programação, estiveram as palestras ministradas pela psicoterapeuta Benvinda Chimuco e pela psicóloga Adriana Morais Traesel, que abordaram temas ligados à autoestima, à saúde emocional e à importância do autocuidado feminino.  Antes disso, o público pôde participar de uma animada aula de zumba conduzida por instrutores da academia da Associação Esportiva e Recreativa (AER) da Sadia.

Enquanto as atividades na tenda ocorriam, dentro da unidade eram realizados exames citopatológicos (preventivos contra o câncer de colo do útero), sessões de auriculoterapia, testes rápidos e encaminhamentos para mamografia. “Trata-se de uma ação que já é realizada há 10 anos e é um momento de destacarmos, junto ao público feminino, a importância dos exames preventivos, de fazer a mamografia e de manter esses exames em dia”, relata a técnica em enfermagem da UBS do Santa Clara IV, Clara Fabiane Lorscheitter. “Percebemos que o número de participantes cresce a cada ano, o que nos permite acompanhá-las na realização do preventivo e da mamografia anual, sempre reforçando a mensagem do Outubro Rosa”, avalia a servidora, que contou com o apoio de gerência da unidade e de todos os colegas na organização do evento.

Apoio – A secretária municipal da Mulher, Eliane Bombardelli, marcou presença e reforçou o apoio da pasta às ações voltadas à saúde feminina. Após a fala de Eliane, foram distribuídos materiais informativos da campanha “Amiga, se toca!”. Promovida pela Secretaria Municipal da Mulher – uma das apoiadoras do evento na UBS do Santa Clara IV – e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), esta ação tem o objetivo de incentivar as participantes a fazerem o autoexame das mamas.

Eliane ressalta que o Outubro Rosa representa muito mais do que um mês de conscientização: é um chamado à responsabilidade e ao autocuidado das mulheres. A secretária enfatiza que o diagnóstico precoce é essencial para evitar casos graves e ampliar as chances de cura, reforçando a importância de procurar os serviços de saúde regularmente. “A busca pela saúde deve ser uma prioridade para a mulher, e nossa pasta está aqui para orientar e promover esse cuidado, trazendo informação e conhecimento”, destaca. “Infelizmente, muitas mulheres ainda enfrentam barreiras para buscar apoio médico e emocional, motivo pelo qual a pasta atua de forma ativa na promoção da saúde feminina. Afinal, elas precisam se cuidar, estar bem para poderem zelar pela saúde dos filhos e de toda a família”, observa.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.