30.1 C
Toledo
quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Prefeitura e instituições se unem para organizar celebração do Dia da Água em Toledo

Foram dados os primeiros passos para a realização do evento de comemoração ao Dia da Água, programado para o dia 20 de março. A primeira reunião foi realizada nesta terça-feira (27) sob organização da Secretaria do Meio Ambiente, com a participação de outras secretarias e instituições, com o objetivo de planejar as atividades a serem desenvolvidas no dia do evento.

A reunião ocorreu na Usina do Conhecimento, que é gerenciada pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), e onde será a sede do evento. A programação prevê diversas oficinas e atividades, especialmente voltadas a alunos do ensino fundamental.

Além da Secretaria do Meio Ambiente, participaram representantes das secretarias de Comunicação, Educação, Cultura e Agricultura e Proteína Animal, além das seguintes instituições: Fundação Educacional de Toledo (Funet), Instituto Água e Terra (IAT), Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (Premen), Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e UTFPR.

A expectativa é de um ligeiro aumento de público em relação ao ano anterior, com aproximadamente 420 participantes, frente às 380 pessoas registradas em 2025. Uma das novidades será a presença da Expedição do Conhecimento, da Itaipu, um caminhão com atividades interativas sobre água, energia e sustentabilidade. Outras ações seguem em avaliação para o dia, como oficinas temáticas, coral, teatro, distribuição de materiais informativos, mudas de árvores, atividades sensoriais, apresentação de maquete, atividades no Aquário Municipal e exposição de fotos antigas sobre o saneamento de Toledo, entre outras.

A secretária do Meio Ambiente, Luciana Fogaça, explicou que o encontro teve como foco a avaliação da edição anterior e o aprimoramento da programação. Segundo ela, a proposta é manter atividades ao longo de todo o dia, com abertura pela manhã, oficinas e ações educativas para estudantes de escolas estaduais e particulares, além de uma palestra de encerramento. “No ano passado trabalhamos com um grupo menor e, ainda assim, o resultado foi positivo, com atendimento a mais de 380 crianças. Para este ano, a expectativa é ampliar esse número para algo entre 400 e 420 participantes, além de abrir a programação para a participação da população de Toledo”, afirmou.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.