22.5 C
Toledo
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026

Associada do Sindicato Rural de Toledo é eleita presidente do Conselho de Segurança Rural

A produtora rural Juciely Aparecida Enz Tonial, passa a ocupar a presidência do Conselho Comunitário de Segurança Rural. A chapa, encabeçada pela associada do Sindicato Rural de Toledo, foi eleita por aclamação, em reunião realizada na sede do 19º Batalhão da Polícia Militar. O mandato é de dois anos (biênio 2026/2027).

O Conselho Comunitário de Segurança Rural é o foro adequado para apresentar sugestões e realizar o diálogo sobre ações práticas de segurança pública na área rural dos municípios. Para isso, é fundamental a interação dos moradores com os conselheiros devidamente eleitos.

ÁREA DE ATUAÇÃO É AMPLIADA

Recentemente, o Conselho ampliou área de atuação. Agora, além de Toledo, alcançará as áreas rurais de Ouro Verde do Oeste e de São Pedro do Iguaçu.

Junto com Juciely, integram a nova gestão do Conseg Rural: João Alberto Bombardelli (vice-presidente); Lianara de Oliveira Vaz (1ª Secretária); e Cezar Yoshihiro Sato (1º tesoureiro). O Conselho Fiscal é formado por João Antonio Lunkes, Leandro Cesar Kulpa e Edenilson Carlos Copini.

Juciely compreende que a segurança pública no campo se constrói com participação de cada produtor rural, com ideias e sugestões, mas também com efetivo e equipamentos que possam contribuir tanto para o combate quanto para a elucidação de crimes. “Precisamos ampliar o efetivo e, com isso, mais uma equipe da Patrulha Rural para atender nossa região”, afirma a nova presidente do Conseg Rural, ao antecipar uma das demandas. “O agro passou da enxada para as máquinas com alta tecnologia embarcada. E a criminalidade ficou de olho nessa evolução. Temos que fazer a nossa parte, que é reivindicar melhorias, e apoiar as forças de segurança”, destaca.

Como consequência positiva das ações do Conseg Rural, a expectativa sempre é a redução de índices criminais e a aproximação entre moradores do campo e as forças de segurança. Muitas vezes imagina-se que a atuação é exclusiva com o programa Patrulha Rural Comunitária da Polícia Militar (PMPR). Entretanto, a atuação vai além, pois congrega outras forças de segurança, como Polícia Civil e Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.