
A Prefeitura do município de Toledo decretou na manhã desta terça-feira (24), situação de emergência no município, por conta da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). A situação foi oficializada via decreto Nº 754/2020.
No documento está descrito que em razão da situação anormal decorrente de iminente perigo à saúde pública e da necessidade urgente de adoção de novas medidas de prevenção, controle e contenção de riscos e agravos à saúde pública o poder público municipal decreta novas medidas, visando conter o avanço do Covid-19 em terras toledanas.
No decreto está mantido o fechamento do comércio varejista até o dia 05 de abril. Também permanecem fechados os salões de beleza e cabeleireiros; casas noturnas; pubs; lounges; tabacarias; motéis; boates; academias; teatros; cinemas; casas de eventos; clubes; associações recreativas e afins; playgrounds; salões de festas; piscinas; bares e atividades religiosas coletivas.

Outra medida é a suspensão da prestação do transporte público coletivo gratuito nos horários de pico, que vão das 05h30 às 08h00; 11h30 às 13h30 e das 16h30 às 20h00. Os hotéis devem funcionar com no máximo 50% de sua capacidade e precisam notificar diariamente a Secretaria Municipal de Saúde a relação de seus hóspedes e a sua respectiva procedência.O decreto também limita a quantidade de pessoas a frequentarem estabelecimentos como farmácias e casas lotéricas.
O documento ainda determina, que os supermercados devem funcionar entre às 08h00 e às 19h00 e devem ficar fechados aos domingos.Continuam funcionando os supermercados; mercados; padarias; mercearias; confeitarias; farmácias; hospitais; clínicas; laboratórios; postos de combustível; atividades ligadas à imprensa e demais serviços congêneres.
O prefeito do município, Lucio de Marchi (PP), destacou que as medidas servem para orientar a população e evitar que o vírus se alastre pela cidade. “Nós tomamos algumas medidas com esse decreto, tendo a intenção de dar clareza à população a respeito das medidas de restringimento do comércio.
Também decretamos a situação de emergência para evitar que o município entre em crise por conta do Covid-19 e poderemos decidir por ações ainda mais severas, caso a situação piore em Toledo”, comentou o prefeito.
Casos suspeitos
Durante entrevista coletiva online realizada na manhã desta terça-feira (24), a Secretaria Municipal de Saúde informou que a cidade de Toledo tem mais um caso suspeito do novo Coronavírus.
O caso é de uma mulher jovem, que tem histórico de viagem para uma área de risco nos últimos 14 dias. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde o estado clínico da paciente faz com que ela seja um caso fortemente suspeito.Com a confirmação de mais um caso suspeito, agora o município tem 14 casos suspeitos do novo Coronavírus.
Dois casos já foram descartados, sendo que os 14 suspeitos já realizaram os exames e aguardam o resultado para saber se contraíram ou não o Covid-19. Todos os exames foram encaminhados para o Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen), que irá fazer a análise das amostras.