Nota de Esclarecimento: Denúncia falsa sobre envenenamento dos pombos

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento informa que é falsa a informação de que os pombos que ficam na Antiga Usina do Conhecimento teriam sido envenenados por servidores municipais. Tal informação vem circulando em mensagens nas redes sociais com a foto do Prefeito Lucio de Marchi e com uma frase dizendo que o mesmo “autoriza extermínio de pombas”. Tal informação não procede. 

O local passou por limpeza na tarde de quarta-feira (15). Por meio do contrato 1165/2018, a Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (Emdur) realiza a reforma da Usina do Conhecimento. Um dos serviços previstos no contrato está a lavagem do telhado, serviço realizado no momento utilizando o produto Detergente Profissional Desincrustante Ácido. 

Ainda nesta quarta-feira (15) populares adentraram ao local e acusaram o Município de estar passando veneno para matar as pombas. O fato é que encontraram alguns animais mortos no local, porém o local está fechado há vários dias. É possível que algumas pombas estejam mortas por falta de alimento. 

Os populares foram atendidos por servidoras da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento, porém se recusaram a escutar as explicações sobre a limpeza e higienização do telhado e trataram de, sem consultar devidamente as autoridades competentes difundir notícias falsas e caluniosas contra o Município e seu gestor. 

Cabe ressaltar que divulgar informações falsas é crime e as medidas cabíveis estão sendo tomadas.

A título de informação, a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental realizou um estudo piloto sobre a Situação Sanitária dos Animais Silvestres de Toledo nos últimos três anos. O objetivo, além de várias outros, era investigar doenças em pombos-domésticos (cryptococcus SP) de ocorrência no município de Toledo e avaliar o potencial zoonótico sobre a população humana.

Para a elaboração do projeto foi firmado o convênio Nº 96/2016 entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Prefeitura Municipal de Toledo. O acompanhamento de parâmetros de saúde de animais silvestres é uma importante ferramenta para o planejamento de políticas de manejo que visem à preservação da saúde destes animais ou a minimização de riscos à saúde humana.

Entre os vários levantamentos do estudo, observou-se que 100% dos pombos avaliados apresentavam ectoparasitas. “Apesar das análises iniciais não terem evidenciado a presença de Cryptococcus neoformans, análises adicionais estão em andamento para detecção do agente em amostras de tecido, que não apresentam melhor sensibilidade e menor risco de contaminação ambiental em relação à amostras de fezes secas obtidas diretamente do solo”, diz parte do estudo. 

Portanto, atrelar um serviço de limpeza a um “extermínio de pombos” é um desserviço à comunidade e aos próprios animais que vivem naquele espaço. 

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.