26.5 C
Toledo
terça-feira, 3 de fevereiro de 2026

Prefeitura e Câmara recebem Plano Municipal de Inovação

Prefeitura e Câmara recebem Plano Municipal de Inovação

Em evento realizado no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), nesta sexta-feira (02), foi apresentado o Plano Municipal de Inovação. O documento foi produzido pelo Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Comciti), em parceria com o Sebrae, e elenca os objetivos e a estruturação de ações para o desenvolvimento inovador. Ao final da cerimônia, o chefe do Executivo Municipal, Beto Lunitti, e o presidente da Câmara de Vereadores, Leoclides Bisognin, receberam cópias do Plano.

A concepção de cidade inovadora parte de ideias que agreguem valor à sua produção. Conforme explica o diretor-executivo da Fundação para o Desenvolvimento Sustentável, Científico e Tecnológico de Toledo (FUNTEC), Renato Tracht, nem sempre este valor é medido financeiramente. “Isso se mede também por algo que exige menos risco, maior conforto, sem esforços repetitivos, menos cansaço, redução de estresse, entre outros benefícios. É fazer a mesma coisa com mais qualidade e eficiência”, explica. 

Durante a apresentação, o presidente do Comciti, Márcio Pinheiro, demonstrou em números o potencial inovador e tecnológico do município. Com sua explanação, Márcio informou aos presentes que Toledo possui aproximadamente 30 cursos nas áreas afetas à inovação, mais de 150 empresas trabalhando com tecnologia, muitas delas instaladas no Biopark, e mais de mil estudantes em carreiras ligadas à engenharia e tecnologia. Melhorar o ambiente para todas essas frentes é o objetivo do Comciti. “Nosso Conselho é composto por várias entidades, incluindo ACIT, Universidades, poder público, entre outras. A nossa principal atribuição nestes primeiros dois anos foi regulamentar a Lei Municipal de Inovação”, disse. 

Com o Plano, foi possível identificar que o ecossistema inovador em Toledo ainda é embrionário e detectada as necessidades do setor. “Nós precisamos trabalhar principalmente nas primeiras etapas, que é estimular as pessoas a apresentarem suas ideias, porque quanto mais projetos surgirem, mais empreendedores formados a gente vai ter lá no final”, completou.

Esta necessidade de formação de empreendedores foi destacada pela presidente da ACIT, Anaide Holzbach de Araújo. “Temos carência de profissionais e posso falar com propriedade, pois minha empresa é desta área. E é vantajoso financeiramente já que os empregos são qualificados, com excelente rendimento salarial”. Sobre o Plano Municipal, Anaide destaca ser um momento feliz, que coroa um trabalho, mas ainda não o encerra. “O documento é baseado em pilares que podem transformar o mundo que são a educação, a tecnologia e a política e as três estão reunidas neste evento e também no Plano”.

O incentivo aos processos de inovação e aplicação de novas tecnologias tem sido a tônica da atual administração. Um dos destaques neste processo é o Aluno Conectado, programa que tem levado às escolas da rede municipal de ensino mais de dez mil tablet´s atendendo todos os alunos, smart TV’s nas quase quinhentas salas de aula, notebooks para todos os professores, além de laboratórios de robótica e de informática com impressoras 3D em todas as unidades. “A Prefeitura de Toledo, com o suporte dos 19 vereadores e vereadoras, está demonstrando que é possível revolucionar”, disse o presidente da Câmara, Leoclides Bisognin.

“Temos buscado oferecer todas as condições para que nossas crianças sejam despertadas para esse novo cenário global”, completou Beto Lunitti. O prefeito toledano lembrou que além dos investimentos nas escolas municipais, a Prefeitura tem incentivado eventos que promovam as novas tecnologias, como o Inovameat, projeto sonhado para a sua primeira gestão (2013 a 2016), porém colocado em prática apenas em 2021. “Não podíamos deixar de promover as inovações para a cadeia da proteína animal, nossa maior riqueza, e no ano passado colocamos em prática. Foi um grande evento, financiado pela administração municipal, e que neste ano receberá o dobro de investimentos, chegando a R$ 1 milhão”.

Lunitti ainda destacou a necessidade de aumentar e qualificar os postos de trabalho, gerando mais riqueza e por consequência, ampliando a arrecadação do município. “É preciso promover políticas públicas para dar condição de igualdade na busca por emprego, além de dar condições mínimas aos menos favorecidos ou em vulnerabilidade social. É preciso colocar a economia a serviço da vida de todos”, concluiu.

O evento contou com a participação de membros do Comciti, empresários e autoridades locais. O Consultor do Sebrae PR, Alan Debus foi quem apresentou o plano, desde sua sensibilização em meados de novembro de 2021 até sua conclusão em novembro de 2022.
PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.