
Nesta terça-feira (14) foi inaugurado o projeto “Sementes da Inclusão” com os alunos do 5º ano matutino e vespertino da Escola Municipal Amélio Dal Bosco. O projeto consiste em proporcionar inclusão e acolhimento de pessoas nas escolas por meio da contação de histórias. O evento é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social (SDHS), da Secretaria da Cultura e da Secretaria da Educação (Smed).
As histórias foram contadas pela servidora da Secretaria da Cultura, Cleonice Dumke, com o auxílio de almofadas e pelúcias produzidas especialmente para o projeto. As histórias trouxeram de maneira lúdica como as crianças podem incluir e acolher os colegas.
Livia de Jesus, assistente social da SDHS, diz que a iniciativa surgiu pela demanda nas escolas do município, nas quais foi realizado um levantamento, para realizar um teste do projeto. “Nós selecionamos os quintos anos, pensando no processo de mudanças e de desenvolvimento, principalmente do ensino municipal para o ensino estadual a partir do sexto ano e todo o impacto desta mudança. Estamos muito animados com a perspectiva de continuar o projeto e expandi-lo para outras escolas. Foi uma mobilização de diversas partes e a aceitação está boa”, comenta.
O Secretário Municipal da Cultura, Gabriel Furlan, comenta sobre a importância do projeto. “O objetivo é trazer inclusão de uma forma mais dinâmica para as crianças, então nas histórias são usadas flores e borboletas para retratar as pessoas com divergências neurológicas. Nós tentamos trazer um pouco mais de compreensão para as crianças do município por meio desses personagens e histórias”, comenta o secretário.
A diretora da Escola Municipal Amélio Dal Bosco, Josiane Bloot, comenta sobre a importância da iniciativa para o aprendizado dos pequenos. “Agradecemos a todos os envolvidos que contribuíram para tornar este momento possível. Essa parceria rende muitos frutos e inspira nossas crianças a sonhar, aprender e transformar o mundo por meio do conhecimento e da arte”, destaca.