Três pessoas foram presas e cerca de 30 quilos de drogas foram apreendidos.

Uma operação contra o tráfico internacional de drogas na fronteira entre o Brasil e o Paraguai prendeu três pessoas e apreendeu 24,5 quilos de cocaína e 5,5 quilos de maconha em Cidade do Leste, nesta terça-feira (10). Segundo a polícia, a carga tinha como destino a cidade de Curitiba.
A ação, chamada de Operação Dual, foi realizada por agentes da Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (Senad), com apoio do Ministério Público, e ocorreu de forma simultânea em dois pontos da região.
O primeiro caminhão suspeito foi interceptado no quilômetro 12 da rodovia. Durante a fiscalização, os agentes usaram equipamentos portáteis de raio X e cães farejadores, que indicaram a presença de drogas no veículo.
“A operação contou com o uso de tecnologias que ampliaram a capacidade operacional das equipes. Foram utilizados scanners portáteis e cães farejadores, que tiveram papel fundamental na localização das substâncias”, afirmou o ministro paraguaio Jalil Rachid.
No local, foi preso Fernando Ramón Esteche Ojeda, de 26 anos, apontado como coordenador logístico do grupo criminoso.
Também foi preso Carlos Damián Torres Velázquez, de 25 anos, que acompanhava o caminhão em um carro particular. Segundo a polícia, ele fazia a escolta e o monitoramento da rota.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/k/m/b1UPDpSjmPA1TbQdPexA/g1-pr-16-.png)
Três pessoas foram presas — Foto: Senad
Leia também:
Em outra frente da operação, uma equipe abordou um segundo caminhão no quilômetro 14,5, na região de Minga Guazú. O veículo estava parado às margens da rodovia.
No local, foi preso Antonio Esteche Garayo, de 47 anos, pai do coordenador do grupo. Ele foi flagrado colocando pacotes de drogas dentro da cabine do caminhão.
De acordo com as investigações, a organização criminosa usava o transporte legal de cargas como fachada. Nesta ação, os caminhões saíram de empresas transportando milho, mas, ao longo do trajeto, os suspeitos escondiam pacotes de cocaína e maconha nas cabines antes de seguir para o Brasil.
Além das drogas, dois caminhões-trator e um carro foram apreendidos. A polícia também encontrou vestígios de entorpecentes em um dos veículos, o que indica que ele já havia sido usado para o transporte de drogas.


















