Com problemas na finalização, Serpente vence no sufoco e agora mira a Série D

Um problema que perseguiu o FC Cascavel em todo este Campeonato Paranaense de 2026, voltou a se repetir na noite desta quarta-feira (11) no Estádio Olímpico Regional. Pela partida de volta do descenso, o Aurinegro enfrentou o Andraus, de Campo Largo, e não conseguiu ser efetivo nas oportunidades que conseguiu criar.
Apesar do baixo aproveitamento no setor ofensivo, dessa vez não fez falta, a Serpente conseguiu o suficiente para vencer o jogo por 2 a 1, gols no segundo tempo, do jovem Galdino, de 20 anos, e do zagueiro Borech. Lucão descontou para o Andraus. Como havia vencido o primeiro duelo em Curitiba, na Vila Capanema, por 1 a 0, a equipe cascavelense precisava apenas do empate, mas não abriu mão de jogar e foi para cima dos visitantes.
Com maior volume de jogo e posse de bola, os donos da casas passaram por alguns sustos na partida, mas foram superiores para conquistar os três pontos e garantir a permanência na elite do Paranaense 2027, que é pouco para o projeto do clube.
A campanha do FC Cascavel foi bem abaixo da expectativa. Em oito jogos, seis da fase classificatória e dois pela briga contra o rebaixamento, a Serpente venceu dois jogos, empatou três e perdeu dois. O Andraus está rebaixado para a Segunda Divisão de 2027.
O FC Cascavel agora se prepara para o Campeonato Brasileiro da Série D. A competição está prevista para o dia 5 de abril. A quarta divisão nacional deste ano terá um novo formato ampliado para 96 equipes, organizadas em 16 grupos de seis times, com foco na regionalização para reduzir custos. O elenco ganha folga a partir desta quinta-feira (12) e só volta aos treinos no final de fevereiro.
O jogo – 1º Tempo
O FC Cascavel começou a partida pressionando o Andraus. Com mais posse de bola a primeira chance surgiu logo aos três minutos. Saci recebeu na área, cortou a marcação e Robinho não finalizou como queria. Carlos Henrique salvou os visitantes. Um minuto depois foi a vez de Garraty. Ele cobrou uma falta com muito perigo. Robinho, novamente de bola parada, voltou a assustar o Andraus nessa falta mais de longe, que também foi perto do gol defendido por Carlos Henrique.
Passada a pressão dos dez minutos iniciais, o Gigante da Pedreira tentou jogar, mas voltou a ser ameaçado. Robinho cobrou falta na segunda trave, Saci raspou de cabeça e a bola bateu na trave . No rebote Tiba não conseguiu finalizar. Aos 23 minutos ainda teve esse cruzamento perfeito de Libano para Saci, que sem marcação perdeu outra chance.
Antes dos 30 minutos, César Bueno precisou fazer a primeira troca. Tiba, o camisa 9, deixou o campo de maca e Galdino entrou no lugar dele. Com 30 minutos mais uma oportunidade de bola parada para Garraty. Ele errou o alvo, mas a batida no canto esquerdo do goleiro foi boa.
A partir daí a partida deu uma esfriado e somente na reta final é que os times conseguiram chegar. Aos 41 minutos. Tiago Primão cobrou falta, Daniel Oliveira subiu mais que todo e André Luiz salvou o FC Cascavel com uma defesa espetacular. Final de 1º tempo: FC Cascavel 0 x 0 Andraus.
2º Tempo
No retorno para a segunda etapa, Cesar Bueno promoveu a entrada de Antony no lugar de Libano e Negueba ficou com a vaga de Saci. Na primeira chance que teve, aos dois minutos, o camisa 7 encarou a marcação, mas isolou na hora de concluir. Dois minutos e meio mais tarde, o FC Cascavel perdeu uma oportunidade de ouro. Hassan e Garraty tabelaram, bem, mas quando o Nigeriano poderia ter feito o primeiro dele, chutou no meio do gol.
O Andraus respondeu. Marcos Ramos tentou na base da força, mas André Luiz só acompanhou. No entanto, no lance seguinte Marcos Ramos serviu Thiago Primão de trivela e dentro da área, sozinho, ele não conseguiu balançar a rede. E quando era um pouco melhor na partida, o Andraus tomou o gol.
Aos 12 minutos, jogada pela esquerda de Tapioca, que roubou a bola, a defesa afastou mal, Garraty chutou na trave e Galdino marcou no rebote. Gol do jovem atacante do FC Cascavel: 1 a 0 Serpente, para sair do sufoco. Dez minutos depois a Serpente aumentou o placar. Garraty cobrou escanteio na medida para a firme testada de Borech. O zagueiro foi da base do FC Cascavel, rodou por alguns clubes e retornou esse ano para vestir a camisa Aurinegra. Foi o segundo gol dele no Estadual.
Só que quando parecida que o time construiria uma vitória tranquila, o Andraus encostou no placar aos 25 minutos. Lucão recebeu um cruzamento perfeito da direita de Pajé e testou firme para fazer 2 a 1. O Gigante da Pedreira precisa de mais dois gols para levar a disputa para os pênaltis.
Sem tempo a perder, o Andraus então foi para o tudo ou nada. Naturalmente o Cascavel recuou, mas a pressão da equipe de Campo Largo não surtiu mais efeito: FC Cascavel 2 x 1 Andraus.


















