Banco do Brasil apresenta Plano Safra 2019/2020 para crédito rural

São oferecidas linhas de crédito para produtores rurais a juros com subsídio do Governo Federal 

O Banco do Brasil apresentou na quinta-feira (27), no auditório da Prefeitura o Plano Safra 2019/2020. Estiveram presentes pessoas ligadas ao agronegócio, como produtores rurais, representantes de empresas de assistência técnica, cooperativas e de revenda de máquinas e equipamentos. Foram divulgadas as taxas de juros para as linhas de crédito deste ano e outros serviços oferecidos pelo banco para a categoria.

O Plano Safra é a disponibilização pelo Governo Federal de um montante de recursos financeiros para serem utilizados no crédito rural. Neste ano, o Banco do Brasil tem previsão de repassar R$ 103 bilhões dos recursos para esta modalidade de crédito com juros subsidiados. Os valores são destinados para produtores rurais garantirem o custeio da lavoura ou realizar investimentos na propriedade, como construção de novos barracões para suinocultura ou avicultura. Também poderão realizar a compra de máquinas e equipamentos para modernizar a atividade e melhorar os níveis de produtividade.

O Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil, Afonso Schneider relata que o grande diferencial no Plano Safra são as taxas de juros, que possuem subsídio do Governo Federal. “Neste ano tivemos uma manutenção de algumas taxas, como o Pronaf e Pronamp, que são para custeio, e algumas outras taxas aumentaram em torno de 1%. Mesmo assim ainda são bastante atrativas para o produtor rural poder utilizar estes recursos tanto para o agro custeio como para investimentos”.

Afonso ainda explica que o crédito rural é disponibilizado através do banco, mas para ter acesso, sugere ao produtor que procure uma empresa de assistência técnica conveniada ao banco. “Um técnico com o produtor vai fazer a elaboração do projeto, seja de custeio ou de investimento e encaminhar ao banco, que vai fazer a análise do projeto e a liberação do recurso”.

O Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cristopher de Azevedo destaca que o Plano Safra traz benefícios para o município visto que a agricultura é a principal atividade econômica de Toledo. “Ficamos sempre ansiosos pela divulgação das taxas de juros das linhas de crédito e outros serviços para o produtor, que sempre são atrativos. Vale lembrar que novamente Toledo é o campeão no Paraná em Valor Bruto de Produção (VBP) pela safra de 2018, com um total de R$ 2,2 bilhões. Isso se repete há mais de dez anos, provando o potencial de toledo frente a cidades maiores”.

O produtor rural Nelson Gaffuri cultiva milho, soja e trigo e esteve presente na reunião. Ele é um dos produtores que se beneficia do crédito do Plano Safra e destaca: “Para nós é bom, pois é necessário um valor muito alto para tocar a lavoura. Sem o dinheiro do banco fica difícil produzir”.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.