Toledo, capital do agronegócio, é elevada à categoria B no Mapa Turístico Brasileiro

A cidade de Toledo, com 138 mil habitantes, está no Mapa Nacional do Turismo Brasileiro, de 2019 a 2021. Os esforços recentes no desenvolvimento turístico de Toledo e Região ganharam reconhecimento pelo Governo Federal. O Ministério do Turismo – Mtur na última semana elevou a categorização do município da categoria C para a B, denotando o crescimento da atividade turística no município.

A categorização é a forma de instrumento elaborado pelo Mtur para identificar o desempenho da economia do turismo dos municípios inseridos nas regiões turísticas. Essa categorização é instituída a partir do Programa de Regionalização do Turismo. 

“A Categoria B, representa o quanto o nosso município vem crescendo, com a rede hoteleira, bares, restaurantes, indústrias, comércio e gastronomia local. Entre os diversos resultados que se espera com o processo de categorização turística, destaca-se: a elaboração e implementação de políticas públicas, respeitando as peculiaridades e especificidades do município e considerando a categoria em que se enquadram”, esclarece o secretário da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Jozimar Polasso. De acordo com ele, a inclusão no mapa possibilitará a busca de recursos junto ao Ministério do Turismo para investir em melhorias nos pontos de visitação.

CRITÉRIOS

O município passa por mais de 20 questionamentos cuidadosamente esclarecidos. Entre elas está a lista de critérios obrigatórios para integrar o Mapa – o município deve ter um órgão de turismo em atividade, conselho municipal de turismo funcionando, orçamento próprio destinado ao turismo local, além de prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório registrados no Cadastur. No estado do Paraná somente 28 municípios pertencem a categoria B.

No Paraná são 14 regiões turísticas, com um total de 217 municípios apresentados a Paraná Turismo. O município de Toledo está inserido na região 11 – Riquezas do Oeste, uma região que surpreende pela intensa atividade de agronegócios, sendo Toledo destaque no cenário regional no turismo de negócios, eventos culturais, comunitários e gastronômicos, o qual conta com o apoio da instância de Governança regional da ADETUR OESTE, que auxilia e promove o desenvolvimento regional do turismo.

Conforme Jozimar,  o município trabalha com a reativação do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR, tendo já iniciado o contato com os representantes da rede hoteleira, agências de turismo, Associação Comercial, entre outros, após participação do Encontro Regional que aconteceu em Curitiba em maio.

A primeira formalização do Conselho será realizada ainda no ano de 2019, aguarda-se a confirmação de agenda da Assessora Técnica da Paraná Turismo, para uma apresentação e diretrizes que a COMTUR deverá tomar.

Toledo-Pr|Foto Fabio Ulsenheimer

CONHEÇA OS PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS DE TOLEDO

Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho

Aquário Municipal Rômulo Martinelli

Estádio 14 de Dezembro

Museu Histórico Willy Barth

Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann

Parque Ecológico Diva Paim Barth 

Parque Temático das Águas

Parque dos Pioneiros

Shopping Panambi

Centro de Eventos Ismael Sperafico

Igreja Menino Deus ( Turismo religioso) 

REDE HOTELEIRA

Bello Hotel 

Olinda Park Hotel

Nayru Hotel

Vila Verde Hotel

Sleep Hotel

Maestro Executive Hotel 
MAPA  PONTOS TURÍSTICOS: https://www.google.com/maps/d/u/0/viewer?mid=11_0NhQS0UqpQSTaqN6bHia5cIhyCQxv_&ll=-24.7313028459%2C-53.73031494999998&z=13

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.