
O Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM/POA) de Toledo acaba de alcançar mais um marco em sua trajetória. A Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), autorizou a ampliação de seu escopo de atuação para incluir a área de industrialização de pescados e derivados.
Com a nova habilitação, o SIM/POA passa a ter competência para credenciar estabelecimentos que atuam nesse segmento ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi/POA), integrado ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). As empresas que obtiverem o credenciamento poderão ser fiscalizadas periodicamente pelos técnicos do serviço municipal, garantindo conformidade com as normas federais de segurança e qualidade.
A decisão consta em despacho assinado nesta segunda-feira (13) pela diretora do Departamento de Suporte e Normas da SDA/Mapa, Judi Maria da Nóbrega. “Essa autorização amplia as possibilidades de investimentos de abatedouros de peixe serem realizados em nosso município, pois a equivalência facilita a comercialização da produção em nível nacional. Temos três agroindústrias que já atuam neste segmento e este número tende a crescer a partir de agora, pois Toledo apresenta essa questão como diferencial”, avalia a diretora de Desenvolvimento Agropecuário e Abastecimento da Secretaria Municipal da Agricultura e Proteína Animal (Smap), Daliana Uemura.
Segundo a médica-veterinária do SIM/POA, Liane Pietrobelli, o credenciamento feito pelo serviço junto ao Sisbi/POA estava restrito à produção industrial de leite e derivados. “Esta equivalência é feita segmento por segmento. Para cada ampliação de escopo, um novo pedido deve ser feito e o elaboramos conforme a necessidade das empresas que nos procuram interessadas neste tipo de credenciamento”, relata.
Segundo o titular da Smap, Luiz Carlos Bombardelli, essa conquista reafirma o compromisso de Toledo com o fortalecimento da produção local e o estímulo à agregação de valor nas cadeias de proteína animal. “Com mais essa habilitação, o município amplia oportunidades econômicas, incentiva a regularização de empreendimentos e reforça sua imagem como polo de excelência em inspeção e sanidade agroindustrial”, avalia o secretário.
Histórico – Esta ampliação coroa um processo que começou a render frutos em agosto de 2021, quando a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) concedeu ao município o certificado de adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf-PR). Esse avanço permitiu que produtos de origem animal inspecionados em nível municipal também pudessem ser comercializados em todo o estado.
Três anos depois, em 2024, Toledo deu mais um passo decisivo ao ter seu Serviço de Inspeção Municipal reconhecido pelo Mapa como equivalente ao Sisbi/POA-Suasa, credencial que viabiliza a comercialização nacional de produtos de origem animal . Agora, com a inclusão dos pescados e derivados, o município consolida sua posição como referência regional e estadual em inspeção e estímulo à produção agroindustrial.
A estrutura técnica responsável por esse trabalho é composta por cinco médicos-veterinários, encarregados das vistorias regulares e do acompanhamento das boas práticas de fabricação. Atualmente, 36 estabelecimentos estão registrados no SIM/POA, nove no Susaf-PR e dois no Sisbi-POA.