Piscina Pública oferece natação para pessoas com síndrome de Down

As aulas de natação para as pessoas com síndrome de Down estão fazendo sucesso. Promovidas pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), por meio do programa Paradesporto Toledo, a atividade é realizada semanalmente no na Piscina Pública Claus Fuchs, no Centro Olímpico Arnoldo Bohnen. A turma conta com doze nadadores, sendo seis deles pais ou responsáveis, e cai na água nas quartas-feiras entre às 9h e 10h.

Uma das participantes é Isabela Aparecida Schwarzbold. De acordo com a mãe, Iria, a participação dela nas aulas traz muitos benefícios. “A natação é uma ótima atividade de recreação que desenvolve a coordenação, o trabalho muscular e possibilita amplitude de movimentação das articulações de todo o corpo. A Isabela iniciou a natação com 8 meses de idade. Na piscina pública ela começou em 2019, mas em 2020 parou por causa da pandemia”, explicou.

A mãe da aluna ainda destacou outros benefícios. “A atividade desperta  a confiança  e melhora a convivência entre eles, além disso ficam mais ativos e dispostos”. Iria ainda elogiou os professores Vinícius Zulian e Luciana Lange. “Eles colocam músicas que os alunos gostam e isso faz com que eles se animem a executar os exercícios. Por exemplo, a Isabela e alguns adoram as músicas dos aventureiros, aí dançam e ficam mais  animados”, salientou.

Devido à pandemia, segundo a técnica desportiva Luciana Lange, o número de pessoas está limitado em 16 pessoas na piscina. Como os alunos precisam estar acompanhados de um responsável, existe ainda a possibilidade de acolher mais dois alunos e dois acompanhantes. “As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no local (Rua Guanabara, 1040), diretamente com a gente”, explicou Luciana, lembrando que para participar os alunos precisam ser maiores de oito anos de idade e ter no mínimo 1,30 metro de altura.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.