Segurança Alimentar 360° : Embaixada Solidária lança projeto inovador contra a fome e desnutrição no processo migratório.

Evento inaugural na Cozinha Mundo reuniu especialistas, parceiros e voluntários em prol da segurança alimentar, todos voluntários e dispostos a contribuir com a causa.

Com números alarmantes sobre a fome mundial, iniciativa pioneira une segurança alimentar, economia solidária e inclusão social.

A fome é uma realidade que atinge 735 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo dados recentes da Organização das Nações Unidas (ONU). Diante dessa realidade alarmante, a Embaixada Solidária promoveu o evento “Segurança Alimentar 360° Graus – Estratégias para um Mundo Sustentável” em Toledo, marcando a inauguração da Cozinha Mundo, espaço destinado à capacitação profissional, ao empreendedorismo social e à geração de recursos para projetos sociais.

A Embaixada Solidária, reconhecida por seu trabalho humanitário de acolhimento e inclusão de migrantes, refugiados e comunidades em vulnerabilidade social, reforça a importância da economia solidária ao estabelecer um modelo de negócios pautado na cooperação, solidariedade e sustentabilidade econômica.

“Nosso objetivo é garantir que a fome e a insegurança alimentar não sejam invisíveis ou ignoradas. Garantir alimentação adequada para todos é um compromisso que envolve justiça social e respeito à dignidade humana”, afirmou Luiz Albuquerque, Diretor de Relações Institucionais e Coordenador do Programa Cozinha Mundo.

Durante o evento, parceiros importantes como o Instituto IBRF, receberam o reconhecimento da entidade como organizações que auxiliam na segurança alimentar. O Banco de Alimentos e a Cozinha Social de Toledo, representados pelo diretor Edson Pimenta, destacaram a relevância de ações integradas para transformar a realidade da fome no Brasil e no mundo. O Diretor Jurídico da Embaixada, Pierre Erick Brunny, reforçou o compromisso ético e institucional com a transparência e o impacto social.

A programação ainda contou com palestras sobre reaproveitamento inteligente de alimentos com as nutricionistas Vanessa Guesser e Cristiani Saldeira, do Banco de Alimentos de Toledo. Além disso, os participantes puderam prestigiar uma Aula Show. O evento contou com a participação especial de Maiko Scheibel, que dedicou voluntariamente seu talento e tempo à Embaixada Solidária. Sua trajetória junto à organização é marcada por carinho, dedicação e momentos especiais que contribuíram significativamente para os projetos da instituição. Em um gesto que demonstra que a solidariedade começa desde cedo, seu filho também esteve presente acompanhando o papai durante o evento.

A voluntária Benvinda Sissa emocionou a todos ao compartilhar histórias das parcerias que tornaram possível o crescimento do projeto. Um momento especialmente emocionante relembrou a origem da Embaixada Solidária, nascida da necessidade urgente de uma mãe e seu filho por alimentos. “Uma história que começou pequena, mas que ganhou força suficiente para atravessar fronteiras, transformando vidas”, destacou Benvinda.

Para finalizar o encontro, os participantes foram convidados a saborear um jantar especial com o sabor multicultural da Cozinha Mundo. Em clima de união e solidariedade, foi destacada a importância de “compartir”, palavra espanhola que reflete o espírito generoso do projeto. A fundadora da Embaixada Solidária, a jornalista Edna Nunes, finalizou o evento destacando o um desejo. “Que tenhamos sempre o suficiente para compartir com o mundo, seja alimento, seja um abraço.”

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.