Mostra e Festival terá oficinas paralelas durante o evento

Mostra e Festival 2018|Foto Daniel Vendramini

Os participantes da XIII Mostra de Circo Social e do VI Festival Nacional de Circo, de 25 a 30 de novembro, em Toledo, vão poder participar também de oficinas de capacitação nos níveis inicial, intermediário e avançado. Os cursos serão oferecidos no Picadeiro do Circo da Alegria, junto à escola municipal Anita Garibaldi, no Jardim Europa, paralelo à Mostra, que será realizada pela manhã e tarde, no Teatro Municipal. As inscrições já foram realizadas e os participantes selecionados nos próprios grupos, de acordo com a habilidade e interesse de cada um, respeitando o número de vagas oferecidas. Todos os inscritos previamente receberão certificado de participação.

“Para participar das oficinas nos níveis intermediário e avançado é necessário um conhecimento mínimo na área. As vagas são limitadas e o tempo de curso depende de cada uma das modalidades escolhidas. Limitamos a participação e ampliamos o período de curso para que os participantes realmente saiam mais capacitados e em condições de multiplicar estes conhecimentos nos locais onde atuam”, explicou o coordenador do projeto do Circo da Alegria e do evento, Dado Guerra.

Uma novidade neste ano, explica ele, é a oficina de composição coreográfica para circo, que é uma das dificuldades percebidas na montagem dos espetáculos. “A composição coreográfica permite valorizar melhor cada movimento, graus de dificuldade do número, entre outras questões, tornando o espetáculo mais bonito e mais completo aos olhos do público”. A oficina será uma das primeiras, na terça-feira, 26, com Silvana dos Santos Silva, do Núcleo Acadêmico de Danças de Toledo. Serão 20 vagas, das 9 às 11h30min. No dia 27, no mesmo horário, com um total de 25 vagas, será oferecida a oficina de acrobacias de solo níveis iniciante e intermediário, com Sailles Rovea Amaral da Silva e Renan Cassiano dos Santos.

Nos dias 28, 29 e 30 serão realizadas oficinas de acrobacias de solo (nível avançado), com Alexandre Souto, da Escola Nacional de Circo, do Rio de Janeiro, das 9h Às 11h30min e das 14h às 17h; no dia 29, oficina de aéreos, com Alex Machado, da Escola Nacional de Circo, do Rio de Janeiro,  para os níveis inicial, intermediário e avançado, em grupos distintos, a partir das 9h e das 14h; e oficina de monociclo (para iniciantes e intermediários), a partir das 9h, com Aires Coutinho, de Maringá. Para esta oficina, os participantes devem trazer o seu monociclo. O curso é preparatório à realização da carteira de monociclo. As provas serão na sexta-feira, 29, na pista de skate, no Jardim Porto Alegre, a partir das 20h.

Ainda na sexta-feira serão realizadas as oficinas de estêncil, com pintura do “Muro Circo da Alegria SCFV”, a partir das 9h, com Franco, de Toledo, e de passes de claves, níveis intermediário e avançado, com Aires Coutinho, de Maringá, a partir das 14h.

A última oficina será no sábado, 30, de acrobacias de solo, nível avançado, com Alexandre Souto, da Escola Nacional do Circo, durante todo o dia. Cerca de 150 pessoas estão inscritas para as oficinas, que serão realizadas ao longo da semana. Todas as vagas abertas foram preenchidas.

A XIII Mostra de Circo Social e VI Festival Nacional de Circo de Toledo é uma realização da prefeitura de Toledo, Secretaria de Educação, Escola Municipal Anita Garibaldi/Circo da Alegria e Circo Ático e conta com o apoio das secretarias municipais de Assistência Social, Cultura, Esporte, Comunicação, Administração e outros parceiros.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.