Cultura: lei de incentivo aos artistas locais é sancionada

Em uma reunião realizada nesta terça-feira (12), na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito, foi sancionada a Lei Nº 2.465/2022 instituindo o Programa Prata da Casa em Toledo. O objetivo é incentivar a apresentação de grupos, bandas, cantores ou instrumentistas locais na abertura de eventos musicais com financiamento da administração municipal a partir de chamamento público. 

A regulamentação, conforme a secretária de Cultura Rosselane Giordani, respaldará o trabalho já realizado pela Secretaria da Cultura. “Amplia o escopo de contratações do poder público municipal e valorização dos artistas locais. Como o próprio nome do programa diz, é preciso reconhecer os ‘pratas da casa’ e promover a cultura produzida em nosso município”, afirmou. A lei é abrangente e reconhece como financiamento público toda e qualquer disponibilização gratuita de espaços públicos, suporte físico, estrutural, de pessoal ou de outra natureza destinada à realização do evento principal.

Para o autor da Lei, vereador Valdomiro Bozó, o “Prata da Casa” incentivará a participação de artistas locais em eventos. “Tem-se a expectativa de que, oportunizando aparições de artistas na abertura de shows de maior vulto e estrutura, com maior público, eles terão a oportunidade de apresentarem seus trabalhos e impulsionarem suas trajetórias. Este projeto irá beneficiar toda a classe do meio cultural do nosso municipio”. Bozó ainda agradeceu ao Executivo Municipal e aos demais vereadores e vereadoras pelo entendimento e aprovação desta demanda da comunidade artística.

A nova lei dará mais visibilidade aos artistas que trabalham em nosso município e garantir a efetividade e transparência nas contratações. “Vai ser dado ainda mais espaços para os artistas estejam dentro das programações oficiais do município, seja da Secretaria de Cultura ou promovido por outra pasta”, concluiu o prefeito Beto Lunitti. 

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.