
O Teatro Municipal, nesta quarta-feira (27), é palco do Festival de Arte das Escolas Municipais de Toledo, evento que visa fortalecer e incentivar a arte no município, por meio das crianças. O festival conta com uma exposição de maquetes e trabalhos artísticos criados pelas crianças das escolas municipais, além de diversas apresentações artísticas, que foram trabalhadas pelos professores de arte e educação física.
A edição deste ano é especial, pois conta com o tema “arte brasileira” e mais uma inovação: “Este ano, como novidade, convidamos as crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) para participarem do festival. Então na parte da noite, teremos a apresentação de três Cmeis, do coral do Sicoob e, para finalizar, uma palestra sobre o Brasil Africano”, comentou a professora e coordenadora de Arte da Smed, Mariana de Holanda.
O festival ocorre durante dois dias, neste primeiro, terão apresentações o dia todo, com 10 apresentações na parte da manhã, mais 12 à tarde, além das peças artísticas à noite. Para Mariana, o público desta edição pode surpreender. “Somente na parte da manhã, recebemos cerca de 450 pessoas, à tarde, receberemos mais 400 crianças. Já na parte da noite, estamos esperando a casa cheia, distribuímos 900 ingressos entre escolas e instituições. Então nossa expectativa é de que o teatro fique cheio o dia todo”, comentou.
A coordenadora concluiu sobre a importância do evento para as crianças: “O Festiarte vai contribuir tanto para o fortalecimento e promoção da arte no município, quanto para a formação das crianças, elas aprendem a questão do respeito a quem está no palco, além de se apresentarem para várias pessoas. Aqueles que são mais tímidos, ajudam mais nas partes visuais. Então o festival aflora as qualidades e os potenciais das crianças, desde pequenos”, ponderou.