XIX Mostra vai reunir em Toledo 24 projetos sociais de circo

Ao todo, 24 projetos sociais, incluindo 22 municípios do Paraná e um de Santa Catarina, serão apresentados de 8 a 12 de setembro, na XIX Mostra de Circo Social de Toledo e XII Festival Nacional de Circo. O evento trará ao município neste período, artistas de renome nacional e coordenadores de projetos sociais de circo de vários municípios. Para a grande maioria deles, a metodologia utilizada no Circo da Alegria serviu de base para a formação dos projetos em suas respectivas cidades.

O evento abre na segunda-feira, 9, a partir das 19h, no Teatro Municipal, com Sarau de Gala e a estreia do espetáculo Circo e Letras, capítulo 2 – A Escrita em Si, do Circo da Alegria. As apresentações da Mostra, no entanto, serão durante o dia, em dois horários, às 9 e às 14h, no Teatro Municipal de Toledo. O acesso é livre, mas grupos maiores de escolas locais ou de outros municípios deverão fazer a sua reserva antecipadamente. A Secretaria de Educação, que está agendando a participação dos grupos, ainda tem algumas vagas. O grupo Rosa dos Ventos, de São Paulo, fará a apresentação dos grupos e intervenções artísticas entre um número e outro para divertir a garotada.

Na terça-feira, 9, pela manhã, serão mostrados os projetos dos municípios de Planalto, Maripá, Manfrinópolis, Realeza e Luz Marina. À tarde, Ampére, Vera Cruz do Oeste, Nova Esperança do Sudoeste e Santa Izabel do Oeste. Na quarta-feira, 10, de manhã, será a vez de Guaíra, Assis Chateaubriand, Nova Santa Rosa, Enéas Marques e Palotina. À tarde, Toledo, com o Circo da Alegria, Palma Sola (SC) e Cascavel.

Na quinta-feira, 11, às 9h, apresentam-se os grupos de São Pedro do Iguaçu, Marmeleiro, Francisco Beltrão e São João. À tarde, as apresentações da Mostra encerram com as apresentações dos dois projetos de Toledo (Circo da Alegria e Circo da Magia) e de Marechal Cândido Rondon.

Após o encerramento, a comissão avaliadora da Mostra reúne-se com os representantes dos grupos para dar um retorno sobre as apresentações. Além de premiar com troféus os melhores trabalhos, a comissão analisa a evolução dos grupos e dá sugestões do que pode ser melhorado ou que precisa ser corrigido, para garantir o aprendizado técnico e a segurança das crianças e adolescentes que participam.

A XIX Mostra de Circo Social e o XII Festival Nacional de Circo são realizados pelo Circo da Alegria/prefeitura de Toledo com recursos da Lei Aldir Blanc/Ministério da Cultura e o apoio da escola municipal Anita Garibaldi e Circo Ático, entre outros parceiros.

Jornalista Eliane Cargnelutti Torres (DRT/PR 2537)

Fone – 45-99826-5052

Email – jornalistaeliane02@gmail.com

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.