Toledo 67 Anos (1952-2019): As muitas conquistas comemoradas na festa de Toledo

TOLEDO – O município de Toledo comemora o 67º aniversário de instalação oficial, com a posse do primeiro prefeito e primeiros vereadores, no dia 14 dezembro de 2018, sábado, na condição de uma das melhores e mais desenvolvidas cidades do Estado e do País.

A emancipação oficial do município, ainda antes da localidade ser elevada à categoria de distrito de Foz do Iguaçu, aconteceu em 14 de novembro de 1951, com a assinatura da Lei Estadual 790/51, pelo então governador Bento Munhoz da Rocha Neto,  criando os municípios de Toledo, Cascavel, Guaíra e Guaraniaçu, entre diversas outras cidades do interior do Paraná.

Quase um ano depois, em nove de novembro de 1952, foi realizada a primeira eleição município de Toledo, com participação de 827 eleitores, com posse dos eleitos no dia 14 de dezembro daquele ano. Na oportunidade, junto com a instalação formal do novo município, o médico dr. Ernesto Dall’Oglio foi empossado primeiro prefeito de Toledo, sem contar com vice-prefeito, pois o cargo não existia na época.

Arena Esportiva Redenção|Foto Fabio Ulsenheimer

A primeira Câmara Municipal, instalada e empossada na mesma cerimônia, era composta dos vereadores Güerino Antônio Viccari, Rubens Stresser, Ondy Hélio Niederauer, Willibaldo Finkler, Alcebíades Formighieri, Leopoldo João Schmidt, Waldi Winter, José Ayres da Silva, Clécio Zenni. Güerino Antonio Viccari foi eleito e empossado como primeiro presidente da Câmara Municipal na oportunidade.   

Passados 67 anos, com 140.635 habitantes, além de deter o maior Produto Interno Bruto (PIB), Agropecuário do Paraná e do Sul do Brasil, como um dos maiores produtores transformadores e exportadores de alimentos do País, Toledo também se destaca entre as melhores cidades brasileiras para investir e/ou viver.

CIDADE TOLEDO PARQUE ECOLÓGICO|Foto Fabio Ulsenheimer

A cidade sedia dois Centros da Juventude, dois Centros de Revitalização da Terceira Idade (Certi), dezenas de Academias da Terceira Idade (Ati), 36 escolas municipais, 28 Centros Municipais de Educação Infantil, mais três em construção, a primeira unidade nacional do Projeto CEU das Artes, inúmeros projetos sociais e escolinhas de diversas modalidades de esportes.

Conforme o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), entre as 100 melhores cidades brasileiras para se viver, Toledo ocupa a 7ª posição, segundo levantamento divulgado pela instituição em 29 de junho de 2018. 

Entrega Asfaltos Rurais Linha José Paludo|Fotos Michael Juliano

O estudo anual da instituição, leva em consideração os níveis de desenvolvimento socioeconômicos de todos os mais de cinco mil municípios brasileiros, avaliando condições de educação, saúde, emprego e renda da população e estrutura urbana.

Como um dos maiores centros universitários do interior do País, Toledo conta com mais de uma dezena de instituições do ensino superior, entre as quais Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Centro Universitário da Faculdade Assis Gurgacz (Fag) e Universidade Paranaense (Unipar), entre outras.

Entrega Asfaltos Rurais Sanga 19 de Junho|Fotos Michael Juliano

Além dessas renomadas universidades, Toledo conta com extensões e pólos de muitas outras instituições, somando no conjunto centenas de cursos de graduação, pós-graduação, mestrado, especialização e doutorado, presenciais ou à distância, e dezenas de milhares de estudantes, de todo o Paraná, outros Estados e até países vizinhos.

Entre os curso de graduação destacam-se os de medicina, farmácia, fisioterapia, enfermagem, psicologia, medicina veterinária, agronomia, engenharia civil, engenharia eletrônica, engenharia elétrica, engenharia ambiental, engenharia química, piscicultura, arquitetura, economia, direito, biologia, agronegócio, ciências contábeis e muitos outros, que atraem estudantes de todo o País e exterior, além de contribuírem para a expansão e modernização da economia local e regional, com a formação de filhos dos atuais produtores.

Expo Toledo|Foto Fabio Ulsenheimer

À essa estrutura de ensino e pesquisa, veio se somar o Parque Científico e Tecnológico de Biociências (Biopark), ambicioso projeto lançado em setembro de 2016, pelo empresários Luiz Donaduzzi, fundador e presidente do Conselho de Administração da indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi, a maior do País no setor, com faturamento anual de mais de um bilhão de reais. O campus da UFPR, com Faculdade de Medicina, cujo prédio exigiu investimentos de 22 milhões de reais, doado pela empresa à instituição, recebeu em fevereiro de 2019 a 5ª turma de acadêmicos, que somados aos já incorporados, são 150 estudantes, pois são 30 novos universitários cada seis meses.

Festa do Porco|Foto Carlos Rodrigues

No Biopark também já desenvolvem, atividades de ensino e pesquisa a UTFPR, Unibio, UniAmerica e Université Laval, entre outras instituições, contando com Curso de Farmácia, diversos laboratórios e Clube de Ciências, além de unidade do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

A Pratti- Donaduzzi planeja investir mais 100 milhões de reais no complexo nos próximos 15 anos, com objetivo de concluir o projeto em 30 anos, contando com 500 CNPJs e investimentos de 12 bilhões de reais, gerando 30 mil empregos e consolidando ecossistema de empresas, universidades, centros de pesquisa, incubadoras, além de hospitais, clínicas e outros serviços.

O parque é projetado como cidade planejada, com avenida principal de 70 metros de largura, como eixo monumental do Biopark, que contará com imensa área verde para caminhada, ciclovia e lazer. Para a implantação do ousado projeto, foram adquiridos 186 alqueires de terra, a cerca de seis quilômetros da cidade, há 10 anos. Os primeiros alqueires foram comprados por 2,5 mil sacas de soja cada, mas com a valorização dos imóveis da região, os últimos foram adquiridos por mais de seis mil sacas por alqueire.

Pólo Universitário|Foto Fabio Ulsenheimer

A Prati-Donaduzzi é uma das gigantes da indústria farmacêutica da América Latina, gerando quatro mil postos de trabalho, produzindo 12 bilhões de doses terapêuticas/ano dentro de um dos maiores portfólios de medicamentos genéricos do Brasil, o equivalente a um terço da capacidade da indústria nacional.

Comemoração justificada

Toledo, portanto, tem muitas realizações, conquistas e razões para comemorar o 67º aniversário no dia 14 de dezembro, pois além de todas as posições de destaque alcançadas no Estado e no País, é hoje município   conhecido como capital do agronegócio paranaense e brasileiro, produzindo e transformando proteína vegetal e proteína animal em alimentos exportados para países do mundo inteiro.

Para isso, contribui muito a unidade industrial da então Sadia, hoje BRF, que abate 7,5 mil suínos e produz 1.045 toneladas de carne suína e derivados por dia, com exportação de 1,9 mil toneladas mensais para países de diversos continentes, como América, África e Ásia.

Para se ter ideia do significado e expressão desse volume de produção, somente o abate da unidade da BRF/Sadia garantiria a oferta de 7,51 quilos de carne e derivados de suínos, para o consumo diários de cada um dos 140 mil habitantes de Toledo, de todas as idades, escolaridades e categoriais sociais, da cidade e interior.

Já o abate diário de frangos atingia em 2018, 285 mil aves, cm produção de 660 toneladas de carne e derivados no período e exportação de 4,3 mil toneladas mensais desses produtos, para país da Américas, África, Extremo Oriente, China, Hong Kong e Japão, entre outros.

Se cada toledano, adulto, idoso, jovem ou criança, desejasse e  pudesse, com apenas a produção da unidade industrial da BRF, poderia consumir 4,74 quilos de carne de frango e 7,51 quilos de carne suína, além de derivados, durante todos os 365 dias do ano, o que equivaleria ao total de 12,25 quilos diários de proteína animal.

Para isso, a unidade industrial, conta com área construída de 173,45 mil metros quadrados, distribuída entre instalações e atividades, como frigoríficos e unidades de transformação ou industrialização de carne de suínos e de frangos, beneficiamento de grãos, fábricas de rações, óleo e farinha de rosca, incubatório, gerência de manutenção e utilidades e setores administrativo de recursos humanos.

O número de empregos diretos gerados pela unidade em 2018 era de 6.227 colaboradores e os produtores rurais integrados, em toda a região, somavam 761 na suinocultura e 280 na avicultura de corte, dos quais 369 criadores de suínos e 116 criadores de frangos, somente do município de Toledo.  

Além de todos os benefícios diretos e indiretos para o desenvolvimento econômico e humano, movimentando todos os setores produtivos da cidade e região, a unidade industrial da BRF/Sadia de Toledo era responsável, ainda em 2016, segundo dados da época, pela geração de 31% da arrecadação tributária total no município.

Toledo, portanto, é cidade pujante e promissora e que continua crescendo com investimentos públicos em saúde, educação, meio ambiente, pavimentação urbana e rural, visando a melhoria da qualidade de vida da população e a atração de novos negócios, no campo e na cidade.

Graças à essas prioridades, Toledo oferece qualidade de vida aos seus habitantes, atingindo 82% da área urbana com cobertura de saneamento básico, índice semelhante ao da pavimentação de vias urbanas.

Para consolidar ainda mais sua condição de pólo de desenvolvimento e atração de novos investidores, Toledo conta desde janeiro com o retorno de vôos regulares, após a reestruturação do Aeroporto Municipal Luiz Dalcanalle Filho, com aprovação da Agência Nacional de Aviação Comercial e da empresa Azul Linhas Aéreas.

Toledo em números

 – 3º lugar em Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), entre as 10 maiores cidades do Paraná

– 9º lugar em arrecadação do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do Paraná

– 10º lugar em Produto Interno Bruto (PIB) total do Paraná

– População: 140 mil habitantes

– Eleitores: 96.136

– Emancipação: 14 de dezembro de 1952

– Economia: Agroindustrial

– Frota de 100.667 veículos automotores (um veículo para cada 1,3 habitantes)

 Agropecuária:

– 1º lugar em Valor Bruto de Produção Agropecuária (VBPA),  do Paraná e da Região Sul e 11º lugar no País, somando R$ 2.214.196.495,58 em 2018, volume 2,4% superior ao do exercício anterior.

– 1º lugar em Valor Bruto da Agropecuária do Paraná, com as cinco principais atividades, criação de suínos, frangos, gado leiteiro e peixes, além da produção de grãos, especialmente soja e milho, respondendo por 76% do Valor Produto da Produção (VBP) total do município.

– 1º lugar em rebanho suíno do Paraná, com 1.242.840 suínos, em chiqueirões de 628 propriedades rurais, com abate e comercialização de 1,7 milhão de cabeças em 2018, o representou movimento de R$ 655,7 milhões.

– 2º lugar em plantel de frangos de corte do Paraná, com 8.320.860 de aves, em aviários localizados em 220 propriedades rurais, com faturamento de R$ 438,6 milhões no abate e comercialização de carne e derivados de aves em 2018.

 – 1º lugar em tanques escavados de piscicultura comercial e 4° maior produtor de peixes do Estado. A produção e comercialização de tilápias  atingiu 11,3 mil toneladas em 2018, no valor de R$ 55,3 milhões e em volume suficiente para o consumo de 221 gramas diárias por habitante.

– 5º maior produtor de leite do Paraná, totalizando 83 milhões de litros em 2018, somando R$ 107,1 milhões em 2018, o que representa 1,05 litro diário por habitante.

– 6,2 mil propriedades rurais

350 quilômetros de estradas rurais municipais asfaltadas.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.