Alegria das crianças marca o retorno do ano letivo em Toledo

Alegria das crianças marca o retorno do ano letivo em Toledo

A quinta-feira (02) foi de muita animação e expectativa para as crianças da rede municipal de ensino. As turmas Infantil 5 (Pré II), 1º, 2º, 3º, 4º anos e todos os centros municipais de educação infantil (Cmeis) voltaram às atividades na data. A alegria em rever colegas, professores e professoras e equipes pedagógicas estava estampada no rosto da maioria dos pequenos estudantes. Com o retorno do Infantil 4 (Pré I) e dos 5º anos, na próxima segunda-feira (06), a Secretaria Municipal de Educação (Smed) estima aproximadamente 15 mil alunos em salas de aula em Toledo.

Empolgada, a pequena Beatriz Rodrigues, uma das quase 750 crianças matriculadas na Escola Municipal Henrique Brod, a maior do município, comemorou a volta às aulas. Aluna do 2º Ano ‘A’, ela disse estar ansiosa e comemorou com abraços a chegada dos colegas, já que a maioria estava na mesma turma no ano passado. “Estou feliz. Gosto de estudar e é bem legal poder encontrar meus amigos e amigas de novo”, disse. 

Se para os pequenos estudantes o momento é importante, para os pais ele também é especial. A Mainara Signori Batista, mãe da Alice, 7 anos, afirmou que a filha nem dormiu direito à noite. Aluna da rede municipal desde o início da vida escolar, Alice sempre estudou na Henrique Brod. “Estudar aqui é bem bacana, pois esta escola faz parte da história da família. O pai, tios e outras pessoas da família frequentaram esta unidade”, disse Mainara, reforçando ainda que o local possui uma excelente estrutura.

O elogio da Mainara ao prédio da escola se justifica. O local foi um dos pontos que passou por melhorias durante as férias escolares. As intervenções consistiram em pintura interna e externa, conserto dos muros, reparo em forro, limpeza e ajustes em telhados, além de revisão dos ramais de instalação elétrica. O mesmo trabalho foi executado nas Escolas Municipais Walmir Grande, Anita Garibaldi e André Zenere e nos Centros Municipais de Educação Infantil Vó Tharcila e Constantina Henkel. 

Além das reformas, também foram realizados investimentos na contratação de professores, inclusive para atender a demanda da Smed de Professor de Apoio à Diversidade e Inclusão (PADI). Com a medida, alunos laudados com necessidades especiais iniciarão o primeiro dia de aula já com um professor de apoio. “Chegar na sala de aula, no primeiro dia com meu filho e já ter PADI para acompanhá-lo durante o ano letivo foi muito bom. O meu coração explode de alegria. Muito obrigada à Smed do nosso município, pelos professores auxiliares para as nossas crianças”, disse Anna Cristina Dallabrida, mãe do Miguel, de seis anos. 

Outras novidades foram a adequação de 175 professores T35 para T40, proporcionando uma melhoria na organização dos trabalhos dos Cmeis e assinatura do contrato para o término das obras dos Cmeis do Pinheirinho e do Jardim da Mata. Além disso, dos 30 centros de educação infantil, sete já possuem profissional administrativo com 40 horas, além da formação dos novos gestores destes espaços escolares. A Escola Municipal Alberto Santos Dumont terá um novo prédio à disposição e a partir deste ano avança no Ensino Integral. Todas as escolas do interior já estão com o programa “Aluno Conectado” em funcionamento.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.