Educação e Assistência Social se unem para preparar educadores para o atendimento e proteção à pessoa em situação de violência sexual

As secretarias da Educação e de Assistência Social realizaram uma capacitação com profissionais da educação a fim de ensinar quais os primeiros passos para identificar e ajudar uma pessoa em situação de violência sexual

Na manhã desta quarta-feira (2), o Auditório Acary Oliveira recebeu um evento de extrema relevância social, uma capacitação sobre o tema: “Atendimento e proteção da pessoa em situação de violência sexual vitima ou testemunha: criança e adolescente”. A capacitação foi uma realização da Secretaria da Educação com a Secretaria de Assistência Social.

O evento foi específico para diretores, coordenadores e psicopedagogos de escolas, tendo em vista que são eles que dão os encaminhamentos responsáveis pela instituição escolar. A capacitação se faz de extrema importância e contou com a presença de 40 profissionais na parte da manhã, sendo que, ainda será realizada mais uma na parte da tarde com mais educadores que não participaram da primeira.

A palestra abordou diversos temas como os tipos de violência, a revelação espontânea (quando a criança relata que sofreu a violência), a  escuta especializada e o protocolo 05 rips, que consiste em um protocolo específico para os casos de violência sexual. Essas pautas foram apresentadas por três assistentes sociais, Elizangela, Lucimara e Valmir. 

Para a assistente social da Secretaria da educação, Elizangela de Souza, a capacitação ajuda os profissionais a lidarem melhor com a situação. “Essa capacitação melhora o atendimento às crianças pois abordamos como se portar quando acontecer alguma revelação espontânea e também apresentamos algumas formas de identificação da violência, então o profissional que sabe e entende esses sinais, ele vai estar mais atento e identificar se a criança está sendo uma vítima de violência sexual”, comentou Elizangela.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.