
Professores dos 32 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) de Toledo estão participando nesta semana de uma ação de formação continuada promovida pela Secretaria Municipal da Educação (Smed). O evento acontece de terça a quinta-feira (1º a 3), no câmpus local da Universidade Norte do Paraná (Unopar), e reúne cerca de 450 educadores, divididos em três grupos, um para cada dia da programação.
Voltada aos profissionais que atuam com crianças de 0 a 3 anos (Infantil 0 ao Infantil 3), a iniciativa tem como foco o assessoramento pedagógico, com abordagens voltadas às necessidades cotidianas dos Cmeis. Cada professor pôde escolher a temática que desejava aprofundar: “Entre Afetos e Registros: possibilidades para avaliar numa perspectiva humanizadora”, “Arte e Movimento na Primeira Infância: aprendizagem e desenvolvimento”, “Os Desafios para Contribuir no Desenvolvimento de Crianças que Apresentam Atraso do Neurodesenvolvimento”, “Planejar com Intencionalidade: caminhos para uma prática significativa na educação infantil” e “Olhares Sensíveis: possibilidades de trabalho com crianças neurodivergentes na educação infantil”.
Segundo a diretora do Departamento de Educação Infantil, Eliane Aparecida da Silva Luiz, ministrante de uma das oficinas, a proposta do evento, conduzida por especialistas convidados, reflete o compromisso da Smed com a qualificação permanente dos profissionais da rede municipal e com a oferta de uma educação infantil mais sensível, planejada e inclusiva. “Estamos aqui para dialogar e estudar temas que fortalecem a ação pedagógica dos professores, oferecendo suporte para que atuem com mais qualidade em sala de aula. Quem mais ganha com isso, naturalmente, são as crianças”, destaca.
Eliane observa que este assessoramento pedagógico é o primeiro do ano e que mais atividades voltadas aos professores dos Cmeis estão sendo planejadas. “Teremos outros momentos como este no decorrer do segundo semestre. Além disso, já iniciamos os preparativos para organizar, em outubro, a Semana de Educação Infantil, incluindo aí os professores das turmas Infantil 4 e 5 que atuam nas turmas de pré nas escolas”, anuncia.