20.1 C
Toledo
quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

MEC vai avaliar efeitos da restrição do uso de celulares nas escolas

Pesquisa nacional será feita no primeiro semestre de 2026, após um ano de vigência da lei

O Ministério da Educação vai realizar, no primeiro semestre de 2026, uma pesquisa nacional para avaliar os efeitos da Lei nº 15.100/2025, que estabelece regras para o uso de celulares nas escolas de educação básica. A norma completou um ano de vigência nesta terça-feira (13).

O estudo vai analisar como a lei passou a ser aplicada nas redes de ensino e quais impactos trouxe para o cotidiano escolar. A legislação impõe restrições ao uso de celulares em sala de aula, mas permite a utilização para fins pedagógicos, de acessibilidade e saúde.

Segundo o MEC, a medida surgiu após debates sobre os prejuízos do uso excessivo de telas por crianças e adolescentes. Dados do Pisa 2022 apontam que 80% dos estudantes brasileiros relataram dificuldade de concentração nas aulas por causa do celular.

A lei não proíbe totalmente os aparelhos nas escolas e prevê o uso responsável da tecnologia. Para apoiar a aplicação da norma, o MEC disponibiliza materiais orientadores, como planos de aula, atividades integradoras e conteúdos para campanhas de conscientização, nos canais oficiais.

A pesquisa será desenvolvida em parceria com o Instituto Alana e deve contribuir para ajustes na política pública voltada à educação digital e à proteção de crianças e adolescentes.

MEC

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.