Paranaenses elegem três novos prefeitos em “eleições fora de época”

Mais de 17 mil eleitores de três cidades paranaenses voltaram às urnas ontem (5) para eleger o prefeito e vice-prefeito de seus municípios.

Foram eles: São João, São Tomé e Cruzeiro do Iguaçu, que viveram “eleições fora de época” após os resultados do pleito de 2024 ser anulado pela Justiça Eleitoral, por diferentes motivos.

Em São João, com 55,42% dos votos válidos, foi eleita a chapa composta por Joni Zanella Ferreira, prefeito, e Fabiana Mioranza, vice-prefeita.

Em São Tomé, foram eleitos o prefeito João Paulo Travassos Raddi e o vice-prefeito Osmir dos Santos, com 58,19% dos votos válidos.

E, em Cruzeiro do Iguaçu, com 55,45% dos votos válidos, Jean Carlos Cardoso e Alvir Guyss foram eleitos prefeito e vice-prefeito.

A abstenção foi de 13,24% em Cruzeiro do Iguaçu; 20,31% em São Tomé; e de 18,26% em São João.

Nos três pleitos, tudo transcorreu em clima de tranquilidade, sem maiores intercorrências.

“Foi com muita alegria que a Justiça Eleitoral participou desse momento democrático tão importante”, afirmou a juíza da 115ª Zona Eleitoral, doutora Micheli Franzoni.

As eleições brasileiras costumam ser realizadas de dois em dois anos, intercalando eleições gerais e eleições municipais.

Em casos específicos, no entanto, o Código Eleitoral prevê a possibilidade de novas eleições serem realizadas fora do cronograma “normal”.

São as chamadas eleições suplementares, que podem ser convocadas.

(Bem Paraná)

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.