Florir Toledo: Programa social transforma vida de adolescentes criando vínculos com a sociedade

O Programa mantém-se atuante para fortalecer os adolescentes de Toledo no tocante à convivência, ética e cidadania, com foco nas oportunidades do mercado de trabalho

O Florir Toledo, um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que tem como objetivo transformar a vida dos adolescentes está de volta. As atividades retornaram nesta semana. Além dos diversos cursos ofertados, o serviço visa fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências, valorizando o sentido de vida coletiva.

Entre as oficinas está a Jardinagem, ‘carro chefe’ do Florir. Durante a prática com a terra e as plantas os participantes estão em um momento de tranquilidade, conversando entre si, trocando ideias, fortalecendo o vínculo entre eles. É muito mais que criar um jardim de flores e sim um jardim de vida, para que os adolescentes tenham valor.

Além da jardinagem, outras atividades ofertadas são a capoeira, a natação, a musicalização (violão clássico), oficinas esportivas, oficina artística, cursos profissionalizantes, e este ano o retorno do tiro ao arco, modalidade olímpica.

Luan Gomes tem 18 anos, e entrou no Florir aos 13. Ele comenta as mudanças que teve em sua vida depois que entrou no projeto. “Pelo Florir passei a me dedicar nos estudos, ter amizade, falar mais, aprendi a ter respeito entre nós e com a natureza. Me ajudou a superar problemas como a separação dos meus pais, e a ser quem eu sou hoje, alguém que zela pela família e o trabalho”.

Ele conta que entrou por indicação do irmão que também frequentava. “Quando eu tive idade para entrar eu fui inserido pelo meu irmão. Sempre indico amigos, para entrar pois é um lugar bacana para o pessoal conhecer”.

Muitos dos jovens que fazem o projeto, sempre indicam para a família ou amigos, pois veem que tem resultado positivo. André Luiz Moraes, de 16 anos, entrou no projeto com 14 anos, também por indicação do irmão mais velho. “Entrei porque meu irmão me indicou, comecei a gostar, quanto mais aprendia melhor ficava, com o tempo o professor me encaminhou para o mercado de trabalho, hoje estou fazendo estágio na área administrativa”.

PRIMEIRO EMPREGO

Hoje cerca de 90% dos jovens do projeto já foram encaminhados para o mercado de trabalho na condição de estágio ou aprendiz. O coordenador do Florir Toledo, Oséias Soares dos Santos, explica como é realizado esta preparação. “Trabalhamos com o adolescente para explicar o mercado de trabalho, conduta ética e profissional, para que saia com uma ocupação. Ensinamos como participar de uma entrevista, fazer um currículo. Hoje o florir tem um nome, ele é uma política social na nossa cidade”.

As atividades no Florir Toledo retornaram na última quarta-feira (13). Adolescentes a partir dos 13 anos que tenha interesse em participar do projeto basta procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que atende seu bairro ou ir direto no Florir Toledo, localizado no Jardim Santa Maria, para se informar.

Oséias também comenta sobre os jovens que hoje já não fazem mais parte do programa. “Muitos dos alunos que já não fazem mais parte do projeto, que já estão encaminhados nas áreas do mercado de trabalho como estagiário ou aprendiz, retornam no Florir, é bacana ver o retorno desses adolescentes, temos algo simples, mas mesmo assim é forte o vínculo que eles tem com o programa, é um reparo para vida que fica para sempre, a valorização destes jovens”, finaliza.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.