Com mais de 106 mil atendimentos Secretaria de Esportes e Lazer apresenta contas do último quadrimestre

Ginásio Lauro Longen|Foto Fabio Ulsenheimer

Durante Audiência Pública realizada na tarde desta quarta-feira (19), na Câmara de Vereadores foram apresentados os resultados e realizada a prestação de contas do último quadrimestre do ano de 2019 por parte da Secretaria de Esportes e Lazer (SMEL).  

Na ocasião, a SMEL pode apresentar os bons resultados obtidos tanto em questão de atendimentos, quanto no que diz respeito às contas da pasta no último quadrimestre de 2019.

No período, além do secretário, André Alcará, a SMEL conta em sua equipe com cinco responsáveis nos setores de administração financeira; infraestrutura; recreação e lazer; vida ativa na melhor idade e categorias de base e rendimento.  A equipe da SMEL ainda é formada por coordenadores desportivos; 39 técnicos desportivos lotados na SMEL; 02 assistentes administrativos; 02 serviços gerais; 02 motoristas; 27 atletas do programa Atleta na Universidade; 10 estagiários e 19 funcionários de serviços gerais terceirizados. 

EstádioMunicipal14 de Dezembro |Foto Fabio Ulsenheimer

Praças esportivas e atendimentos

Entre os meses de setembro e dezembro de 2019 foram realizados pela SMEL um total de 106.128 atendimentos.  Destes 93.713 foram nas 15 modalidades disponíveis para treinamentos nas escolinhas de iniciação esportiva e também nas equipes de rendimento, que representam o município nas principais competições do Estado.

As modalidades que a SMEL oferece para treinamentos das escolinhas esportivas são handebol; voleibol; basquetebol; futebol; futsal; atletismo; badminton; capoeira; ginástica rítmica; ginástica artística; judô; karatê; tênis de mesa; natação e xadrez.

Seleção de Volei |Foto Fabio Ulsenheimer

A Secretaria de Esportes e Lazer conta com uma estrutura com oito ginásios de esportes são eles: Alcides Pan; Hugo Zeni; Jaime Zeni; Adenir Massola; Aldanir Ângelo Rossoni; Luciano Lauro Longen; Dez de Maio e Novo Sarandi. A estrutura ainda contempla os centros esportivos Euzébio Garcia; Vila Industrial; Lauri José Simon e Centro Olímpico Arnoldo Bohnen.

A ampla estrutura da SMEL é completa por 14 campos de futebol; seis campos de grama sintética; oito campos de grama natural; um Centro de Artes Marciais; duas Piscinas Públicas; uma Pista de Bicicross; 01 Pista de Skate; 02 quadras de vôlei de areia; três Arenas Multiuso; um Estádio Municipal e um Autódromo.

Natação – Centro Olímpico |Foto Fabio Ulsenheimer

Atleta na universidade

Outra iniciativa da SMEL é o Programa Atleta na Universidade que disponibiliza uma bolsa no valor de R$ 400,00 para 27 atletas do município matriculados no curso de Educação Física. Em contrapartida os alunos\atletas representam o município nas principais competições do Estado, tais como os Jogos da Juventude e Jogos Abertos e disponibilizam 20 horas semanais para a realização de atividades junto a SMEL. Outros 200 atletas ainda são contemplados com o Passe Atleta.

Programa Vida Ativa na Melhor Idade

Além das várias atividades de iniciação e rendimento esportivo a Secretaria de Esportes e Lazer realiza um trabalho com os idosos, através do Programa Vida Ativa na Melhor Idade. O Vida Ativa na Melhor Idade atende 38 grupos de idosos de todo o município, sendo 19 na área urbana e 19 no interior.

O Vida Ativa na Melhor Idade atende aos idosos do município em atividades recreativas; esportivas; aulas de pilates; aulas de ginástica; caminhadas na natureza; torneios e jogos municipais e aulas de vôlei câmbio. O programa ainda auxilia os grupos de idosos com o custeio de alimentação para festas e eventos e também com o transporte dos grupos para atividades em outras localidades. 

O responsável do Programa Vida Ativa na Melhor Idade, Douglas Rech, frisa que o trabalho tem a intenção de proporcionar momentos de lazer e diversão aos idosos de forma saudável. “O programa tem a intenção de proporcionar atividades físicas saudáveis e uma série de atividades na área de lazer para os nossos idosos. E isso foi comprovado com mais de 5 mil atendimentos no último quadrimestre”.

Obras e investimentos

Uma série de obras e melhorias foram realizadas na estrutura da SMEL no último quadrimestre, com a intenção de aprimorar as praças esportivas para o melhor atendimento à população. Entre os investimentos foi a colocação de iluminação de Led na Associação Esportiva Ouro e Prata. 

Dentre os investimentos também foi realizada a pintura, manutenção, troca de portas e janelas e adequação de parte elétrica e hidráulica em diversas praças esportivas ao redor do município.

Também foram feitas a pintura da quadra do Ginásio de Esportes Lauri José Simon; pintura do Ginásio de Esportes Jaime Zeni, em parceria com a ABATOL; aquisição de material para a pintura do Ginásio de Novo Sarandi, em parceria com a comunidade; manutenção do piso da quadra do Ginásio Jaime Zeni; manutenção hidráulica e de iluminação dos ginásios Alcides Pan; Hugo Zeni; Jaime Zeni; Euzébio Garcia; Aldanir Ângelo Rossoni; Lauri José Simon; Centro Olímpico; piscinas Aldo Bello e 14 de Dezembro e Estádio Municipal 14 de Dezembro. 

Ainda foram executadas melhorias no Estádio Municipal 14 de Dezembro (Construção da sala antidoping, pintura, aquisição dos bancos de reserva e cobertura sobre a laje dos vestiários). Por fim a construção de três arenas esportivas e retomada as obras do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE).

Recreação e lazer

O setor de recreação e lazer atendeu no último quadrimestre 31 escolas municipais da sede e interior no projeto de recreação escolar. O Projeto Brinca Toledo  atendeu em três festas gastronômicas e em diversas ações de lazer no município. Outra ação do setor de recreação e lazer foi o programa Agita Verão, que atendeu diversas mulheres em atividades de dança e ginástica.

Ao todo o setor de recreação e lazer atendeu 5.900 pessoas no último quadrimestre em Toledo, sendo 800 pessoas no Projeto Brinca Toledo; 3.920 pessoas nas atividades de recreação escolar e 1.180 pessoas no Programa Agita Verão.

Jogos Abertos do Paraná

Entre os dias 11 e 20 de outubro de 2019 o município de Toledo sediou a 62ª edição dos Jogos Abertos do Paraná (JAPS). A competição contou com a participação de 3.620 atletas, divididos em 402 equipes de 73 municípios de todo o Paraná.

Ao todo foram 315 atletas de Toledo que valorizaram o trabalho realizado nas categorias de base do município e levaram a equipe local ao 3º lugar na classificação geral dos JAPS, ficando atrás somente das tradicionais equipes de Maringá e Londrina.

Prestação de contas

Durante a Audiência Pública a Secretaria de Esportes e Lazer também prestou contas dos valores investidos nas modalidades disponibilizadas pela pasta para treinamentos em escolinhas e também no alto rendimento.

Ao todo foram investidos um montante de R$ 601.848,42 para o transporte das equipes locais para competições fora do município, para o pagamento de taxas de arbitragem e demais gastos com as equipes. 

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.