FEDERAÇÃO PARANAENSE DE FUTSAL PREPARA NOVO ARBITRAL

Equipe do Toledo Futsal para Temporada 2020 | Foto Toledo WEB Agora/TV Oficial

Com tempo curto, Federação prepara novos arbitrais do Paranaense de Futsal que está paralizado desde Março

A Federação Paranaense de Futebol de Salão (FPFS) ainda não definiu qual será o novo formato de disputa da Série Ouro, que tem previsão de retorno para 22 de agosto. Certo mesmo, é que a fórmula prevista antes da pandemia, com todos se enfrentando em turno e returno ao longo de 26 rodadas, está descartada.

Série OURO

As três partidas realizadas em março, na abertura do estadual – Pato 6×5
Siqueira Campos; Cascavel 5×1 Palmas; Foz Cataratas 3×1 -, serão anuladas.
A tendência é que os 14 integrantes sejam divididos em dois grupos. A
proposta, inclusive, é bem aceita entre os clubes.

O presidente do Ampére, Miguel de OIiveira, pede que a 1ª fase tenha chaves regionalizadas. “Se for para cortar gastos, seria viável dividirmos as equipes por região”. Integram a primeira divisão: Ampére, Campo Mourão, Cascavel, Chopinzinho, Dois Vizinhos, Foz Cataratas, Marechal Cândido Rondon, Marreco, Palmas, Pato, São José dos Pinhais, Siqueira Campos, Toledo e Umuarama.

Série Prata

A segundona tem um situação mais adiantada quanto à fórmula de disputa. A mudança não será tão radical quanto a da Ouro. A FPFS propôs que a 1ª fase siga com todos se enfrentando, mas sem as partidas do returno.
Os 11 clubes que disputam a Série Prata em 2020 são: Bituruna, CAD, Coronel, Mariópolis, Operário Laranjeiras, Paranaguá, Pinhão, Pitanga, Prudentópolis, São Miguel e Seleto de Maringá.

Série Bronze

A edição deste ano da terceirona fora anunciada como a maior em número de clubes desde que começou a ser disputada, em 1998: 33. No entanto, a Bronze de 2020 pode perder patamar em virtude das consequências econômicas da pandemia. Um clube, o Maestro da Bola, de Curitiba, anunciou desistência do estadual. Além dele, cogita-se nos bastidores que outras equipes podem deixar o Campeonato.

O certame deve seguir com uma 1ª fase de grupos, mas com estes contendo mais integrantes em cada chave, já que a Federação pretende finalizar todas as competições até dezembro.
Estão inscritos na Série Bronze: Acau, AFC Matelândia, Apurarana, Arapongas, Araucária, CAC, Cambira, Candói, Cidade Gaúcha, Colombo, Cruzmaltina, Domingosoarense, Fazenda Rio Grande, Itaipulândia, Itambé, Ivaiporã, Grêmio Maringá, Guaíra, Londrina, Lokomotiva, Mangueirinha, Mauá da Serra, Medianeira, Mixto Bordô, Novo Palotina, Paiçandu, Rebouças, Santa Helena, São João do Ivaí, São Lucas e São Mateus do Sul.

Novos arbitrais

De acordo com o assessor jurídico Eduardo Vargas, a FPFS convocará, nos
próximos dias, arbitrais para todas as divisões do futsal profissional
paranaense. Nestes eventos, serão definidos os detalhes do retorno das
competições.

A Série Bronze e a Série Ouro Feminina terão uma avaliação à parte por parte do setor técnico da entidade, que fará um levantamento a fim de verificar se as equipes até então inscritas seguem confirmadas.
Copa Paraná, Taça FPFS e premiações Eduardo Vargas garantiu que a 2ª edição da Taça FPFS será realizada nesta temporada. Com relação à Copa Paraná, nada definido. Ainda de acordo com ele, as premiações anunciadas para as quatro divisões do estadual e para a Copa Paraná segue mantida, mas os valores podem ser revertidos em repasses aos
clubes. A definição deverá ser anunciada após os arbitrais.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.