
A judoca toledana Shirlen Nascimento entrou para a história do esporte nacional ao conquistar, no último domingo, 15, a medalha de bronze no Campeonato Mundial de Judô, disputado em Budapeste, na Hungria.
Aos 25 anos, Shirlen, que atualmente ocupa a 21ª colocação no ranking mundial, venceu quatro lutas ao longo da competição e teve um desempenho de destaque, incluindo uma expressiva vitória sobre a sul-coreana Huh Mi Mi, vice-campeã olímpica. Na disputa pelo bronze, a atleta superou a judoca Maysa Pardayeva, do Turcomenistão, em um combate decidido no Golden Score, com um Waza-ari.
A trajetória da atleta começou em Toledo, onde iniciou os seus treinamentos na Associação de Judô Ricardo Santos. Foi sob os cuidados do professor Ricardo Santos, que Shirlen deu seus primeiros passos no tatame. “Desde o início, percebi um grande talento em Shirlen e a incentivei a buscar voos mais altos após conquistar títulos importantes aqui. Ela já despertava o interesse de grandes clubes, e nosso objetivo era melhorar sua base técnica”, contou o treinador em uma entrevista recente.
Determinada a crescer no esporte, Shirlen deixou Toledo rumo ao Centro de Excelência em Bastos-SP, referência nacional na modalidade. Mais tarde, passou a integrar a equipe da Seleção Brasileira de Base, treinando em São Caetano do Sul-SP. Hoje, ela defende o Minas Tênis Clube, de Minas Gerais, uma das instituições mais tradicionais do país em diversas modalidades esportivas.
A conquista no Mundial é fruto de uma longa trajetória de esforço, disciplina e talento, iniciada em Toledo e lapidada ao longo de anos de dedicação.
Shirlen foi reserva e contribuiu com os treinamentos da Seleção Brasileira nas Olimpíadas de Paris 2024. Com a titular e medalhista olímpica, Rafaela Silva mudando de categoria, a atleta que iniciou em Toledo se tornou a referência da categoria até 57kg no Brasil.