
Tendo o “fator casa” e todo um histórico de difusão de esportes adaptados como trunfos, Toledo conquistou o título geral da terceira edição dos Jogos Regionais do Idoso (Jori), realizados entre segunda e quarta-feira da semana passada (28 a 30/7), nas dependências da Associação Esportiva e Recreativa (AER) da Sadia. A competição reuniu mais de 500 participantes — entre atletas com mais de 60 anos, professores, enfermeiros e integrantes de comissões técnicas — representando 12 municípios do Oeste do Paraná.
Promovido pelo Departamento de Atendimento à Pessoa Idosa, vinculado à Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel), o evento foi fomentado pela Prati Donaduzzi por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e contou com disputas em dez modalidades: basquete relógio, damas, dominó, handebol por zona, peteca, tênis de mesa, vôlei câmbio, vôlei de praia, vôlei no escuro e xadrez. Com ampla participação e desempenho de destaque, a delegação toledana somou 122 pontos e subiu ao pódio em várias categorias.


Foram oito medalhas de ouro: basquete relógio (masculino e feminino), damas (masculino), handebol por zona (masculino e feminino), tênis de mesa (masculino), vôlei câmbio (feminino) e xadrez (masculino). O município também garantiu dois vice-campeonatos (dominó feminino e xadrez feminino), dois bronzes (vôlei de praia feminino e peteca masculino) e dois quartos lugares (damas feminino e vôlei no escuro feminino).
O quadro de pontuação geral confirmou Toledo no topo, seguido por Entre Rios do Oeste (79 pontos), Quatro Pontes (66), Nova Santa Rosa (58), Mercedes (57), Marechal Cândido Rondon e Santa Helena (ambas com 56), Missal (45), São Miguel do Iguaçu (33), Medianeira (31), Guaíra (27) e Assis Chateaubriand (16).
A coordenadora do Programa Pessoa Idosa em Movimento, da Smel, Adilma Boffo dos Santos, avalia que o 3º Jori superou todas as expectativas e teve impacto positivo na comunidade local. “O sucesso do evento é resultado direto do comprometimento de quem participou. Esses resultados refletem o esforço, a dedicação e o espírito esportivo de todos os participantes”, analisa a coordenadora, destacando ainda a importância do encontro para fortalecer vínculos, promover saúde e espalhar alegria entre os idosos.

