Dia 10: Vacinação contra Gripe vai começar com crianças e gestantes

Em seguida serão vacinados idosos, puérperas, indígenas entre outros grupos considerados prioritários

A 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (Gripe) começa, na próxima quarta-feira (10), em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Até o dia 19, a vacina estará sendo aplicada exclusivamente em gestantes e crianças de seis meses até cinco anos de idade. A partir do dia 22 serão atendidos os outros grupos prioritários: idosos a partir de 60 anos, puérperas até 45 dias após o parto, trabalhadores da área da saúde, indígenas, professores com declaração da escola e pessoas com doenças crônicas.

No dia 4 de maio (sábado) será realizado o “Dia D”, e todas as UBS, com exceção do Cesar Park, estarão abertas das 8h às 17h para aplicação da vacina, sem intervalo para almoço. A meta é imunizar pelo menos 90% de quase 35 mil pessoas incluídas nos grupos prioritários em Toledo. Será obrigatório levar junto a carteira de vacinação.

A vacina contra Influenza é trivalente, ou seja, contempla os três tipos de vírus mais circulantes no Hemisfério Sul durante o ano de 2018. A aplicação não é indicada para pessoas em estado febril agudo. Nestes casos recomenda-se esperar a febre baixar. Pessoas com doenças imunossupressoras, como câncer, aids ou que tomam altas doses de corticóide, podem receber a vacina apenas com orientação médica.

Para a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Cleunice Sarturi, é importante que as pessoas do grupo prioritário se imunizem. “A vacina também protege contra vários tipos de doenças respiratórias das vias aéreas superiores, além da gripe. O que também resulta em menor número de internamentos. Por isso o “Dia D” vai ser dedicado só para vacinação”, completa.

São exemplos de doenças crônicas do grupo prioritário: diabetes, cardiopatias, obesidade mórbida, doenças cromossômicas, doenças respiratórias crônicas entre outras.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.