Morgana participa de competição em Baku, no Azerbaijão

A ginasta Morgana Gmach, da GR de Toledo, atualmente integrando a seleção brasileira de conjunto, inicia nesta sexta-feira, 26, a sua participação na Copa do Mundo de Baku, no Azerbaijão. A participação da toledana, juntamente com as demais brasileiras que fazem parte do grupo, marca a estreia do Brasil em competições internacionais em 2019. O time comandado pela treinadora Camila Ferezin chega à competição motivado pelas novas coreografias criadas para este ano e de olho nos principais desafios: a luta por uma medalha nos Jogos Pan-Americanos e a conquista de uma vaga na Olimpíada de Tóquio-2020.

A equipe brasileira está há uma semana em Baku, adaptando-se ao fuso horário e ao clima. “Estamos treinando intensamente todos os dias para fazermos bem nos dias de competição. Vamos fazer o nosso melhor para ver o que os árbitros acham das nossas coreografias, o que precisa ser melhorado até a competição de agosto, quando será realizado o Campeonato Pan-Americano. Vamos em busca do hexa”, comentou a atleta Morgana Gmach, que vai disputar nos dois conjuntos da seleção brasileira.

Conforme a técnica, desde o Mundial do ano passado estão sendo trabalhadas as novas coreografias. Segundo ela, a meta é apresentar um bom trabalho, avaliar as séries, ver o desempenho das atletas em quadra e ganhar confiança dos novos elementos propostos. Ela entende que o lado artístico das coreografias do Brasil é um diferencial e foi mantido. Também foi possível elevar a nota de dificuldade para esta temporada. De acordo com a treinadora brasileira, as mudanças na coreografia poderão trazer um impacto positivo para a equipe. “Para a prova das cinco bolas estamos apostando na emoção. É uma música forte e emotiva, que com certeza vai deixar sua marca. Para o conjunto misto, mudamos completamente nosso estilo. O conjunto está dinâmico e bem diferente de tudo que já apresentamos antes. São duas apostas que acredito que farão sucesso”, explicou Camila.

Morgana está entre as atletas mais experientes da equipe, tendo participado das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, entre outras competições internacionais. A atleta estava treinando em Aracaju desde o ano passado, depois do Campeonato Brasileiro, e destacou que está sendo uma experiência muito positiva.  Ela afirmou que aprendeu muito com as demais colegas da equipe e também emprestou a sua experiência de anos de treino e disputas internacionais. A meta, reforça ela, é trabalhar para conquistar o hexa campeonato nos Jogos Pan-Americanos e uma vaga para o Brasil participar das Olimpíadas em Tóquio, no Japão.

De Baku, a equipe segue para a Espanha, onde será realizada a Copa do Mundo de Guadalajara, de 3 a 5 de maio.

O projeto de Ginástica Rítmica de Toledo, com 29 anos de atuação no município, conta com as parceiras do Sesi e prefeitura de Toledo e  com o co–patrocínio de O Boticário, Sanepar e Itaipu Binacional, através de recursos obtidos pela da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal.   

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.