Educação amplia oferta de vagas e fila de espera CMEIs cai para 48

Ao todo, aproximadamente três mil crianças são atendidas pelo município de Toledo na Educação Infantil –

O compromisso com a Educação sempre foi um fator preponderante no serviço público. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Educação de Toledo (SMED) sempre empregou esforços para solucionar os problemas decorrentes da falta de vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

Esta semana a SMED divulgou o número de crianças que permanecem na fila de espera por uma vaga em um dos 28 CMEIS do município. No Polo I, no Polo IV e no Polo V foram chamadas todas as crianças que solicitaram vagas até o mês de abril de 2019. Entre os Polos II, III e VI permaneceram apenas 48 crianças na fila de espera.

Esse resultado leva em conta o último chamamento público realizado no dia 16 de maio, disponibilizando vaga para 365 crianças, sendo 28 no regime integral e 337 para a jornada parcial.

Avanços

A última quarta-feira de maio de cada ano é gerado o Censo Escolar. Ao realizar um comparativo do número vagas ofertadas na Educação Infantil – Creche, em 2016 tínhamos 1.904 crianças atendidas nos CMEIs de Toledo.

No Censo de 2017 já foi percebido um avanço ao registrar 2.271 crianças atendidas. Em 2018, os números cresceram ainda mais, alcançando 2.582 crianças atendidas na Educação Infantil – Creche no Município de Toledo.

Segundo o Diretor do Departamento de Educação Infantil, Edmilson de Morais, a expectativa para o Censo Escolar de 2019 que deve ser divulgada nos próximos dias é que o Município alcance perto de 3 mil atendimentos nos CMEIs.

Essa evolução é atribuída a um conjunto de fatores. Entre eles, a adoção dos critérios de prioridade estabelecidos pela Instrução Normativa n° 01/2017; a contração de mais profissionais; a criação de Pólos Municipais de Educação Infantil.

“Por meio deles a lista de espera é descentralizada por regiões facilitando o acesso as vagas pelas famílias, uma vez que é possível solicitar a vaga para um conjunto de unidades mais próximas da residência ou do local de trabalho”, explicou Edmilson.  

NOVO CMEI

Ele também lembra que em Novo Sarandi, foi inaugurado o CMEI Professora Bertila Stoffel Giacomini em dezembro de 2017, ampliando a capacidade de vagas no local. Na sede do Município, tivemos ampliação de turmas nos CMEIs Professor Everaldo e Professora Rosângela Andrioli.

Outro fator que também contribuiu com o avanço e disponibilidade de vagas foi a gestão das turmas de atendimento de forma planejada, visando observar a demanda de cada região e com isso garantir a abertura conforme a necessidade.

“Onde percebemos a necessidade de abrir duas turmas de berçário por exemplo, por ser essa a demanda apresentada naquela região, nós fizemos essa gestão junto as unidades, ampliando assim a capacidade de atendimento para essa faixa etária, isso tudo no planejamento do ano letivo, garantindo uma maior otimização das turmas abertas”, exemplificou o Diretor.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.