Núcleo ODS propõem Dia Sem Celular

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU número 3 diz: “Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”.

O Núcleo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de Toledo (Núcleo ODS) está propondo um desafio audacioso para a população no próximo dia 21 de julho. Mas já adiantaram em tom de brincadeira: “é só para os fortes”. A proposta é ficar um dia longe das tecnologias do mundo moderno, a exemplo do celular, e como alternativa passar um dia divertido com a família e amigos.

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 3 pactuado por 193 países da Organização das Nações Unidas (ONU) diz: “Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”. Uma das metas do ODS 3 é, até 2030, “promover a saúde mental e o bem-estar da população”.

A proposta dos integrantes do Núcleo ODS é de afastar as pessoas do ambiente estressante do dia a dia. “As pessoas estão muito focadas em trabalhos, em compromissos, em metas e às vezes esquecem que também é preciso passar momentos agradáveis com a família e com os amigos para relaxar dessas tensões e cultivar a saúde mental por meio de atividades de lazer”, frisou a Professora da Funet e integrante do Núcleo ODS, Patrícia Salete Daga.

“A ideia é desconectar, deixar as redes sociais e o trabalho de lado, aproveitar para relaxar, curtir família, amigos e fazer novas amizades. Vivenciar costumes saudáveis, conversar olhando no olho das pessoas, ouvir e ser ouvido, relembrar brincadeiras antigas”, acrescenta a professora. 

Junior Palma trabalha na Secretaria de Saúde e também integra o Núcleo ODS. Ele explica que o “Dia sem celular” tem como objetivo fortalecer e resgatar o convívio social por meio de rodas de conversa com familiares e amigos. “Nesse sentido, pretende-se estimular as pessoas a deixarem o vínculo virtual e contemplar o vínculo social. Aproveitar o momento de conversa para trocar experiências, risos e bons momentos”. 

Parque do Povo

Como alternativa para o Dia Sem Celular, uma extensa programação está sendo organizada por integrantes e parceiros do Núcleo ODS no domingo, dia 21 de julho no Parque do Povo. Pela manhã a Secretaria de Juventude organiza o Primeiro Encontro de Carrinhos de Rolimã. No período da tarde outras atividades recreativas serão disponibilizadas para envolver toda a família, desde os mais jovens até os adultos. 

Estão previstas desde brincadeiras antigas, rodas de mateada, até aulas ao ar livre e apresentações artísticas. Um link foi disponibilizado para que as secretarias e parceiros encaminhem as atividades que ficarão responsáveis. Para acessar

Junior lembra que não é preciso estar no Parque do Povo para aderir a campanha sustentável. “Caso esteja sozinho, aproveite para pegar aquele livro ou sua revista preferida e desfrute de uma boa leitura ao ar livre. Aproveite também para conhecer pessoas novas. O Dia sem celular surge com o objetivo de valorizar o momento em que você está fisicamente. Atualmente 52% dos brasileiros não conseguem ficar um dia sem celular, precisamos mudar essa realidade incentivando a valorização e o fortalecimento de vínculos”, destaca.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.