Toledo dá mais um passo para o desenvolvimento através da Robótica Educacional

Educação Robótica|Fotos Michael Juliano

Professores recebem capacitação para uso dos Kits Educacionais de Robótica durante esta semana

O município de Toledo deu mais um passo rumo ao futuro na manhã desta segunda-feira (22). Após a entrega dos Kits de Robótica Educacional e de Impressoras de prototipagem 3D, realizadas no início deste mês, os professores da Rede Municipal de Educação iniciaram uma capacitação para saber utilizar o material e assim poderem iniciar os trabalhos com os alunos em sala de aula. A Secretaria Municipal da Educação e o Núcleo de Inovação e Tecnologias Educacionais (NITE) são parceiros no projeto.

Educação Robótica|Fotos Michael Juliano

A capacitação acontecerá durante toda essa semana na Escola Municipal Anita Garibaldi. Estão participando desta formação, cerca de 20 professores. Inicialmente serão quatro Escolas Municipais que terão oportunidade de iniciar os trabalhos com os materiais de Robótica Educacional. Quais sejam: Escola Municipal Washington Luiz, Walmir Grande, Anita Garibaldi e a Escola Municipal Shirley Lorandi.

Educação Robótica|Fotos Michael Juliano

Antes de iniciar a Formação, foi apresentado aos cursistas, o cronograma de trabalho da semana, um dos ministrantes da Formação, apresentou o objetivo de trabalhar com esses kits de Educação Robótica e o mesmo frisou o que este projeto desenvolve e promove nos alunos com ele envolvidos “desenvolve principalmente a capacidade de pensar e resolver problemas, aplicar novas ideias e conceitos, o trabalho cooperativo entre o grupo de alunos, com planejamento e pesquisa”.

Edna salienta a importância da Robótica Educacional na rede municipal de educação de Toledo. “Esses profissionais que vão trabalhar com estes estudos vão poder interagir com essa proposta. Que eles possam conhecer levantar estratégias para depois então fazer todo o planejamento e a organização dentro das nossas instituições.”

A Coordenadora da Escola Anita Garibaldi, Alessandra Paula de Oliveira, destaca que este projeto trará desenvolvimento para os alunos. “É uma ação articulada, que segue o que preceitua a BNCC. O projeto de Robótica Educacional contempla, conteúdos de várias disciplinas como Arte, matemática, Língua Portuguesa, elas se fazem muito presentes e articuladas em todo o material. É importante destacar, que nós precisamos também, além de toda parte curricular, a parte acadêmica, nós temos vários elementos que precisam ser trabalhados de forma que as crianças possam interagir com a sociedade vigente e o curso de Robótica Educacional auxiliará nisso”, enfatiza.

Segundo Semestre Letivo

Educação Robótica|Fotos Michael Juliano

A Secretária da Educação, Edna Heloisa Schaeffer, destaca as atividades para o segundo semestre letivo. “Nesta Segunda-feira estamos retomando as atividades do segundo semestre, estamos com várias atividades planejadas para os próximos meses: Fórum Municipal da Diversidade; Semana da Educação Infantil, atrelada a mais um Momento de Formação Continuada, para os servidores da Educação. Teremos também os seguintes eventos: Escola de Pais; Dia D Discutir TDAH; mais uma formatura do PROERD, Diga Professor; Arte e Dança. Todas estas ações, dentre outras que não foram nominadas aqui, estão no nosso calendário letivo e serão desenvolvidas no decorrer do segundo semestre.”

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.