Famílias participam de ação sobre conscientização da amamentação

Tarde do Mamaço|Foto Michael Juliano

“Tarde do Mamaço” reuniu várias pessoas para atividades no Parque Ecológico

Várias ações estão acontecendo este mês com o objetivo de conscientizar mães e pais sobre a importância da amamentação. As atividades fazem parte do “Agosto Dourado”, onde instituições, a Prefeitura de Toledo, organizações não-governamentais se unem para esclarecer os objetivos da amamentação. 

Nos últimos dias já foram realizadas capacitações com os profissionais da Secretaria da Saúde, que irão aplicar de forma efetiva em seus trabalho. No domingo (18), foi a realizada a “Tarde do Mamaço”, no Parque Ecológico Diva Paim Barth. 

A tarde que foi um momento de recreação junto aos filhos ressaltou o tema da Campanha do Agosto Dourado, “Empoderar as Famílias favorece as mulheres que amamentam”. Com o objetivo de reforçar os vínculos entre proteção social parental com igualdade de gênero e amamentação. 

A mamãe, Elisângela Tavares Santos, estava acompanhada do marido, Joesley Vaz dos Santos. Eles levaram seus dois filhos. “Esse incentivo a amamentação é muito importante para os pais. Minha primeira filha, hoje tem nove anos, e sei que não foi fácil na primeira vez. Agora, o nosso filho mais novo tem 70 dias e estamos fazendo tudo da melhor forma possível. Essas ações são muito boas”, informou.

Com plaquinhas como, “Pai não dá peito mas dá apoio”, os papais também participaram das atividades. “Nossa filha de três meses está recebendo amamentação de forma correta. É muito importante que o pai e a mãe participem dessas ações para aprender cada vez mais como cuidar do seu filho. A oficina de baby sling foi algo muito legal que vamos iniciar a partir de agora”, contou Jorge Glass, marido da Jaqueline Glass, que são pais da Lorena.

Tarde do Mamaço|Foto Michael Juliano

Para a Secretária da Saúde de Toledo, Denise Liel, sempre deve haver uma motivação e incentivo por parte da administração para tais ações. “O aleitamento materno é muito mais do que um vínculo, é um sistema de proteção quanto às doenças da primeira infância. A criança que é amamentada do seio, ela toma vacina mas tem a proteção que a mãe passou através do leite para prevenção das doenças, e isso é fundamental”, explicou.

Atividades na Tarde do Mamaço

Durante a ação, foram realizadas atividades no Parque Ecológico Diva Paim Barth, como distribuição de lanche, danças circulares, massagem relaxante com acadêmicos da UNIPAR, oficina de Sling e conversa com os pais.

Tarde do Mamaço|Foto Michael Juliano

Importância da amamentação

Para os bebês, o aleitamento materno significa ter alimentação de qualidade, de fácil digestão, sempre na temperatura certa e com todos os nutrientes necessários. O próprio ato de sugar o peito traz benefícios, auxiliando no desenvolvimento da arcada dentária do bebê, da fala e da respiração.

O leite materno também oferece proteção aos bebês nos primeiros meses de vida, fortalecendo seu sistema imunológico. Para as mães, o aleitamento ajuda a minimizar o risco de desenvolver câncer de mama e de ovário, doenças cardiovasculares e diabetes, além de fortalecer os laços afetivos com o bebê.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.