Quatis de Toledo podem ficar mundialmente famosos

Projeto Quatis|Foto Fabio Ulsenheimer

Produtora internacional monitora os animais desde o último final de semana no Horto Florestal do Parque Ecológico Diva Paim Barth 

A produtora inglesa Off The Fence (Fora da Cerca ou “Livre”) soube do trabalho realizado desde 2017 pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento com o Projeto de Estudo da Situação Sanitária dos Animais Silvestres de Toledo e resolveram contar a história dos quatis do Horto Florestal do Parque Ecológico Diva Paim Barth. 

O projeto da Secretaria é financiado pelo fundo do Conselho Municipal do Meio Ambiente junto com o Hospital Veterinário da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Campus de Palotina.

“Nós estamos estudando os animais silvestres de todos os parques urbanos da cidade. Por meio desse projeto nós fizemos um contato em parceria com a Dra. Aline Gasco, ela é especialista em comportamento de quatis e mora em Assis Chateaubriand. No ano passado iniciamos um estudo sobre o comportamento dos quatis para entender como eles usam o parque e seus comportamentos. Isso auxilia na conservação da espécie no município”, explicou a Bióloga da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento, Lilian Cardoso.

O estudo rendeu um artigo científico para a BBC News escrito pela cientista. Foi assim que a produtora inglesa despertou o interesse pelo trabalho realizado em Toledo. Ao entrarem em contato com a pesquisadora Aline Gasco, ela passou informações gerais sobre os quatis no Brasil para o Diretor da Off The Fence, Tom Barton-Humphreys. 

Projeto Quatis|Foto Fabio Ulsenheimer

“Ela contou que tinha um projeto bacana dos quatis e a interação com humanos em Toledo. Mostrou como estão se adaptando com a vida de pessoas ao redor e nos passou o contato da Lilian Cardoso. Trocamos várias informações e decidimos vir pra cá [Toledo]”, relatou Tom Barton. 

O Diretor da Produtora ficou impressionado com a cidade, principalmente com o fato de poder encontrar vários tipos de animais no ambiente urbano. Ele relatou alguns deles: tatu, coruja, quati, várias espécies de pássaros, tartarugas, ouriço, além da diversidade de outros animais. 

Série de TV

O inglês Tom Barton demonstrou um carisma muito grande pelos quatis de Toledo e percebeu o potencial em contar os seus hábitos e relacionamentos com os humanos. “Eles são carismáticos, inteligentes, possuem personalidades interessantes e a gente acha que existe o potencial de fazermos uma série de 10 episódios com esses animais de Toledo. Ainda estamos experimentando as locações e queremos registrar o máximo de imagens para ver o que podemos mostrar sobre o comportamento deles”, declarou Barton. 

Aline Gasco observou em seu Doutorado que os quatis da ilha do Campeche em Florianópolis – SC, utilizavam produtos de higiene dos turista como sabonete para se esfregar (untar) em algumas áreas como estratégia para se livrar de parasitas. Esse mesmo comportamento já foi observado pela equipe que trabalhava no antigo Parque das Aves. Daí surgiu a parceria. No artigo para a BBC, a pesquisadora escreveu sobre esse comportamento da unção com produtos humanos. “Ao invés de usar plantas, eles estão usando sabonete e semelhantes”.

Essas e outras histórias podem ser contadas e demonstradas para o mundo inteiro após a passagem da produtora inglesa por Toledo. A equipe seguiu viagem nesta terça-feira (27) e após análise do material coletado poderá optar em retornar ou não para a cidade para concluir o projeto. 

“É muito importante esse estudo, pois é pioneiro e colocaria Toledo num cenário mundial. Caso essa série realmente seja construída no sentido das pessoas entenderem um pouco mais da vida animal, entenderem como um animal vive numa área urbana e a importância das florestas urbanas para a cidade, relacionado a qualidade de vida e conservação, as pequenas áreas tem sim sua importância ecológica”, afirmou Lilian Cardoso.   

Off The Fence

A Off The Fence é uma produtora independente que já produziu mais de 500 horas de conteúdo de televisão com programas de não-ficção para o mercado internacional a partir de uma rede de escritórios globais. Já atenderam uma ampla gama de emissoras internacionais, incluindo History Channel, MTV, BBC, Canal 4, MSNBC, PBS, National Geographic Channel, Discovery, The Weather Channel, ZDF, Arte e França. televisores.

“Nossos filmes visam dar uma nova perspectiva e altos valores de produção em uma variedade de gêneros que incluem: ciência, história, aventura, histórias humanas e história natural. A equipe de criação foi reconhecida por mais de 80 prêmios, incluindo a Royal Television Society, o Emmy, o Golden Panda e o Grand Teton”.

Em 2018, a Off the Fence Productions foi classificada como a número 14 na pesquisa 100 True Indies da Televisual Production.

Horto Florestal

Temos um diferencial em Toledo, pois desde 2011 é desenvolvido o projeto Too Entendendo a Bicharada, voltado à sensibilização e conscientização das pessoas relacionado aos animais silvestres que ocorrem nos parques. 

“Nós fizemos cartilha informativa, foram realizadas diversas palestras, teatros, ações para que as pessoas aprendam a conviver e a respeitar a vida silvestre dos parques urbanos. Nosso Horto Florestal do Parque Ecológico Diva Paim Barth é uma área pequena, mas muito rica em espécie. Isso facilita o estudo e acompanhamento. É uma mata secundária já em estágio médio de regeneração, temos uma qualidade de mata que é possível fazer esses estudos, temos mais de 170 espécies de aves aqui. Nós tivemos, inclusive, o registro de uma coruja rara, chamada Mocho Diabo que ficou pousada o dia todo num galho do Horto essa semana”, contou Lilian.

Biodiversidade 

Os técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento destacam a importância da população toledana conhecer a riqueza da nossa fauna. Nesse sentido foi construído o Plano Municipal da Biodiversidade. Os documentos que envolvem esse plano estão disponíveis no site da prefeitura, clique aqui para acessar.

Também é possível as pessoas interagirem postando fotos dos animais que elas observam nos parques e qualquer outro lugar da cidade. Clique aqui para acessar o grupo Biodiversidade no Facebook. 

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.