Não troco Toledo por nada: 67 anos de amor por Toledo

População manifesta amor por Toledo: aniversário será comemorado com Virada Cultural, entrega do bolo tradicional e entre os shows, o de Luan Santana

E o grande dia chegou. Parece que foi ontem que começaram a surgir as primeiras casas, em meados de 1946. Em 14 de dezembro de 1952, Toledo foi oficialmente levado à condição de município. De lá pra cá, muita coisa mudou. A capital do agronegócio, referência em Cultura, Meio Ambiente, estrutura pública e bem estar social completa neste sábado (14) seus 67 anos.

Para comemorar esse sentimento de orgulho por essa terra, o município organizou uma programação cultural que teve início nesta sexta-feira (13) no Parque Ecológico Diva Paim Barth com a realização da 9ª edição da Virada Cultural. As apresentações seguem até o final da tarde de sábado (14). E para coroar as festividades, no domingo (15) haverá a tradicional distribuição do Bolo de Aniversário. Serão 20 mil pedaços no total. Logo em seguida dois grandes shows: Conrado & Aleksandro e Luan Santana. 

Amor por Toledo

O sentimento de amor e orgulho por Toledo é facilmente encontrado. Basta conversar com as pessoas que constituíram suas famílias aqui ou que vieram pra cá em busca de um presente melhor. A qualidade de vida, a beleza e organização da cidade são os aspectos que mais identificamos entre nossos entrevistados. 

“Eu gosto muito de Toledo. Já tive propostas para voltar pro Mato Grosso, mas preferi ficar aqui. É um lugar encantador, um clima maravilhoso. Ela oferece lazer e qualidade de vida para criar nossos filhos. Já morei em várias cidades e não é como aqui. Toledo é incomparável”, relatou a Nutricionista proprietária de um Restaurante, Vanda Bertila Ruediger Fetsch. 

“Nasci aqui e não troco por qualquer cidade não. Eu gosto muito de Toledo. A estrutura é muito boa, a qualidade de vida, além de ser um das mais bonitas do Paraná. Temos uma saúde boa comparada a outras cidades. Claro que sempre tem o que melhorar, mas aqui é incomparável”, afirma o Empresário proprietário de uma Chapeação, Ronaldo Inácio de Oliveira (30). 

O Microempreendedor, Leandro Vargas de Lima (43) também foi enfático ao dizer que “não tem como não gostar de Toledo. Nosso trabalho está aqui, estamos enraizados. Os parentes vieram tudo atrás”. A família de Leandro veio do Rio Grande do Sul e do Mato Grosso do Sul. 

“Eu vim pra cá com 15 anos com meus pais e nunca mais fomos embora. Tenho orgulho de morar em Toledo. Renda per capita alta, baixa criminalidade, cidade que gera empregos, segura, limpa e bem projetada”, acrescentou Leandro. 

A família da dona Maria de Souza Basetti (68), assim como a de Leandro e tantas outras, veio para o município há 40 anos e aqui firmaram residência e se estabilizaram. “Vim de Matelândia depois que casei, conseguimos emprego fácil e hoje meu marido já é aposentado. Adoramos morar aqui, eu, meu marido e os três filhos. Na roça não tínhamos nada e o pouco que temos conquistamos tudo em Toledo”, frisa. 

A Professora Alessandra Basetti (32) é servidora pública e filha de dona Maria. Ela já nasceu em Toledo e garante que não sai daqui tão fácil. “Tudo é motivo de orgulho. O crescimento da cidade, as praças e parques. A expansão constante do município faz com que as pessoas venham pra cá em busca de trabalho e sempre encontram um grande acolhimento por parte da cidade”. 

O Prefeito Lucio de Marchi compartilha do sentimento de cada um desses munícipes e aproveita para convidar toda a comunidade para prestigiarem as comemorações de Aniversário dos 67 anos de Toledo. “Não tem como esconder o sentimento de cada cidadão por essa terra. Toledo é assim, nos enche de orgulho. São 67 anos de amor por Toledo”. 

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.