Mimosa é a grande vencedora do hackathon

Como prêmio, integrantes ganharão viagem ao ecossistema de inovação de Toronto, no Canadá.

Ao pensar em um protótipo que possa auxiliar no controle da qualidade do leite por meio do monitoramento da temperatura, a equipe “Mimosa” conquista o primeiro lugar no hackathon do Show Rural Digital 2020, atração do 32º Show Rural Coopavel.  

O anúncio das equipes finalistas foi feito na manhã desta quarta-feira na presença de autoridades e participantes do evento. “Os três melhores trabalhos foram decididos em detalhes, já que o nível das soluções apresentadas foi bem alto”, diz o coordenador do SRD José Rodrigues da Costa Neto.

Como prêmio, a Mimosa ganhará uma viagem ao ecossistema de inovação de Toronto, no Canadá. Dezessete desafios foram apresentados aos concorrentes – 15 equipes com 75 inscritos, entre eles 15 filhos de agricultores cooperados à Coopavel. O desafio se estendeu por 36 horas, tudo com acompanhamento de facilitadores da Acic Labs, Sistema Fiep, Senai e Sebrae.

“Foram 36 horas tão intensas que eu tinha até esquecido da parte da premiação. Focamos tanto na solução, em resolver mesmo o problema, trabalhar para o melhor controle e qualidade do leite que esquecemos da parte final do prêmio e focamos na solução”, disse Designer da equipe, Rodrigo Toledo. 

A Mimosa apresentou projeto para resolver demanda na área de leite. O foco foi desenvolver um sistema de controle de temperatura no qual o produtor e a cooperativa, ou empresa a quem ele entrega a produção, podem acompanhar a temperatura do ambiente em tempo real. Se houver algum imprevisto, um aviso é disparado para a adoção de medidas que evitem perdas, informa Fabiano Muschalski, integrante da equipe. Em segundo lugar ficou a Harvest soy, que ganha R$ 4 mil, e em terceiro a Psico Logic, que receberá R$ 2 mil.

O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, informa que a tecnologia é uma aliada indispensável do agronegócio e que o Show Rural tem, desde sua criação há mais de 30 anos, o propósito de levar o melhor em novos conhecimentos ao agricultor. “Ficamos felizes em poder contribuir com um evento dessa categoria. Quanto mais debatermos e aplicarmos novas soluções para atuais e antigos problemas, mais nossa cidade e região se desenvolverá”, afirma o presidente da Acic, Michel Lopes.

O diretor de Comunicação da Associação Comercial e Industrial de Cascavel, Carlos Guedes, diz que o hackathon foi sucesso de participação e de resultados gerados. “Impactou a elevada qualidade dos projetos todos focados no agro. Impressiona a possibilidade de muitos dos projetos se transformar em breves e futuros negócios”, afirma ele. “Estamos muito animados com os resultados e agradecemos a oportunidade de poder participar e colaborar. Esse é um evento que ganha o Brasil e vira referência”, complementa o vice-presidente da Acic para a Microempresa, Siro Canabarro. O hackathon contou patrocínio da Cresol.

Imagens: Ederlize Alonço

Jornalista: Dielson Kleber Pickler

Fonte: Assessoria SRC

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.